Como definir o perfil do cliente ideal?

Não conhecer o perfil do cliente ideal (ICP, sigla em inglês para Ideal Customer Profile) é um grande erro na etapa de prospecção.

Isso pode fazer com que você e sua equipe atraiam os prospects errados, percam energia com esse público e não tenham o retorno esperado com as ações de marketing e vendas.

Ao definir o ICP, por outro lado, você terá mais conhecimento do seu público, poderá personalizar e segmentar suas ações e, consequentemente, terá mais retorno sobre os investimentos.

Você concorda que, criando o perfil do cliente ideal, fica muito mais simples e assertivo executar seu planejamento de vendas?

Veja como definir o perfil do cliente ideal (ICP)

– Inicialmente, pense em seus clientes atuais e escolha de três a cinco com os quais você gosta de fazer negócios, tanto pelo bom relacionamento que você tem com eles quanto pelo volume de vendas e lucratividade.

– Em seguida, trace o perfil desses clientes, identificando o máximo de características. Por exemplo: idade, sexo, renda, porte, segmento, localização, frequência de compra, formas de pagamento, tíquete médio etc. Depois disso, procure identificar quais características são comuns entre os perfis.

– O próximo passo é entender qual tipo de problema sua empresa ajuda esses clientes a resolver e o que estes clientes mais valorizam na sua empresa, ou seja, como você faz a diferença na vida deles.

– Por fim, identifique quais canais de comunicação esses clientes utilizam para se comunicar e para se informar, não somente através da sua empresa, mas com outros produtos e serviços também.

A partir desse levantamento, você terá seu ICP e poderá fazer ações mais direcionadas para atender a esses clientes e atrair outros com o mesmo perfil.

Então, já tem uma ideia de qual é o perfil do seu cliente ideal?

Desejamos uma semana de muita produtividade!

Até breve!

Forte abraço!