Como fazer abordagem de vendas pelo WhatsApp

Além de ser uma ótima ferramenta para a comunicação pessoal, já faz um tempo que o WhatsApp se tornou um importante canal para o contato com clientes e fornecedores.

Isso porque é um aplicativo prático, que está sempre à mão, e permite enviar arquivos, documentos, mensagens, fazer chamadas de vídeo, entre outras funcionalidades.

Portanto, quem ainda não utiliza o WhatsApp na abordagem de vendas, está perdendo tempo. Talvez você já tenha adotado essa ferramenta, mas, será que está fazendo do jeito certo e aproveitando todos os recursos que ela oferece?

Confira nossas dicas abaixo e tenha mais assertividade e resultados com o uso do WhatsApp!

1 – Planeje o conteúdo

Assim como em qualquer outra mídia social, o WhatsApp também requer planejamento. Organize previamente o tipo de conteúdo que você pretende enviar, em quais dias e horários, garantindo que o cliente receba sempre as melhores informações. O pós-venda também pode ser planejado, facilitando a identificação de novas oportunidades de negócio.

2 – Cuide com as listas de transmissão

Elas são um recurso muito válido para enviar mensagens em massa, fazendo com que cada contato receba de forma individual. Mesmo assim, cuide para não exagerar no envio de mensagens. Além disso, procure criar listas personalizadas, por região, interesse, clientes ativos, clientes potenciais etc., lembrando que, para receber uma mensagem da sua lista de transmissão, o cliente também precisa ter o seu contato salvo.

3 – Peça permissão ao cliente

Antes de sair enviando mensagens para o WhatsApp do cliente, certifique-se de que ele permite esse tipo de abordagem, caso contrário, você pode ser ignorado ou banido. Outra dica é divulgar seu número de WhatsApp no seu site, cartão de visita e mídias sociais, possibilitando que o cliente também encontre você facilmente.

4 – Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão do WhatsApp desenvolvida para as empresas. Com esse aplicativo, você consegue ter um perfil profissional, onde pode inserir mais informações sobre seu negócio, cadastrar respostas automáticas, inserir catálogo de produtos, entre outras vantagens. Portanto, se você ainda não baixou o WhatsApp Business, faça isso hoje mesmo.

5 – Não esqueça do WhatsApp Web

Acessar o WhatsApp pelo computador ou notebook é muito prático e facilita o seu dia a dia, principalmente para enviar propostas e outros documentos de trabalho. Também evita que você fique respondendo pelo celular e se distraindo com outros aplicativos.

6 – Preocupe-se com a elaboração de cada mensagem

Seja bastante claro e direto em suas mensagens, cuidando sempre para que sua escrita seja impecável e traduza uma boa imagem da sua empresa. Use o bom senso e tenha postura profissional. Não exagere no envio de imagens, apresentações ou vídeos, por exemplo. Cuide com o tamanho dos áudios e não envie mensagens em horários impróprios.

7 – Não demore para responder

Se isso acontecer, o cliente vai pensar que está sendo ignorado. Portanto, busque responder a todas as mensagens sempre que possível. Se estiver muito ocupado, informe que você retornará a mensagem em breve. Dependendo da sua rotina, defina alguns horários do dia para dar esses retornos.

8 – Faça o pós-venda

Reserve uma data na sua agenda para manter contato com os clientes, perguntar como está sendo a experiência com seu produto ou serviço, pedir sugestões e até indicações de outros clientes. Ao demonstrar que você está preocupado com a satisfação do cliente, você estreita relações e pode abrir portas para novas oportunidades de venda.

Tenha uma ótima semana e boas vendas!

Até breve!

Forte abraço!