Como manter a cultura organizacional com o home office

Nesta semana, vamos aprofundar um pouco mais nosso tema e trazer algumas dicas de como as empresas podem manter a cultura organizacional mesmo com os colaboradores (ou parte deles) trabalhando em home office.

Para começar, vamos esclarecer o que é a cultura organizacional. Basicamente, é o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados no ambiente de trabalho, e que definem como uma empresa conduz seus negócios.

Quando essa cultura está bem enraizada, as ações são realizadas em conformidade com o que dita a cultura. Por isso, é importante que todos estejam alinhados com ela, independentemente de seu cargo ou posição dentro da organização.

Mas, com o trabalho remoto, como garantir que a cultura seja mantida?

Com os colaboradores trabalhando à distância, aumenta o desafio da empresa em conservar sua cultura e garantir que todos ajam de acordo com os princípios da organização.

Mesmo assim, essa conduta é possível se os valores forem bem comunicados e compreendidos por todos os membros da equipe.

Confira algumas dicas:

1. • Reforce a cultura da empresa: Quando os profissionais estão trabalhando no mesmo ambiente, já existe uma forma comum de se portar e se comunicar. Para que esse ritmo seja mantido, é importante que a empresa intensifique a comunicação, com informações e dicas que reforcem aspectos da cultura organizacional.
  2. • Comunicação interna é essencial: Estabeleça uma comunicação clara entre os líderes e liderados, garantindo que as informações cheguem e sejam compreendidas por todos. É fundamental encontrar meios de comunicação eficazes.
  3. • Não exagere nas reuniões e comunicados: Cuide para que a comunicação seja clara e objetiva, evitando o excesso de reuniões e comunicados. Caso isso ocorra, o colaborador pode se sentir pressionado e sua produtividade será prejudicada.• Lembre-se dos feedbacks: Com os profissionais mais distantes fisicamente, os feedbacks ajudam a manter o alinhamento e a qualidade das entregas. Portanto, continue exercendo essa prática, mais do que nunca, com seus colaboradores.
    • Promova momentos especiais: Contribua para o equilíbrio do seu time, seja um emissor de boas notícias e promova momentos especiais entre os colaboradores. Isso vai ajudar a engajar os profissionais e manter o espírito de equipe.
    • Este é um momento diferente de tudo o que já vivemos e exige novas habilidades dos empregadores e empregados. Com a liderança fazendo sua parte, temos certeza de que a contrapartida dos colaboradores será ainda maior.
    • No entanto, vale a pena destacar algumas dicas para ajudar os colaboradores a manterem a produtividade no home office. Seguem, abaixo, nossas sugestões.

Dicas para manter a disciplina e a produtividade com o trabalho remoto:

– Procure um ambiente adequado, confortável e tranquilo para trabalhar;

– Crie uma rotina de trabalho, organize e respeite seus horários;

– Faça uma lista de tarefas e defina prioridades;

– Invista em equipamentos de qualidade para realizar suas tarefas;

– Evite distrações enquanto estiver trabalhando;

– Seja objetivo e disciplinado para executar tudo o que planejou;

– Faça pausas ao longo do dia para esticar o corpo ou tomar um café;

– Cuide da sua alimentação, pratique exercícios físicos periodicamente e mantenha o sono em dia.

Queremos saber a sua opinião!

Esse conteúdo relacionado ao home office está sendo útil pra você? Está conseguindo colocar nossas dicas em prática? Entre em contato e deixe sua opinião pelo nosso whatsapp.

Até breve!

Forte abraço!