Como o intraempreendedorismo pode contribuir para a inovação nas empresas

Você conhece alguém que, mesmo não sendo o dono da empresa, tem atitudes de um empreendedor? É curioso, tem uma vontade constante de aprender, gosta de solucionar problemas e propor novas soluções?

Esse é o perfil de um intraempreendedor, ou seja, colaboradores que possuem uma capacidade diferenciada para analisar cenários, encontrar oportunidades, criar e implementar ideias.

Mas você sabe qual a importância desses profissionais para a inovação dentro da sua empresa e como implantar uma cultura que estimule o intraempreendedorismo?

É o que vamos abordar neste artigo!

Antes, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as características inerentes a um intraempreendedor. Vamos lá?

5 características do intraempreendedor

1 – Consegue transformar ideias em projetos: Muito além de sugerir ou opinar, esse profissional é capaz de planejar de forma estratégica e colocar a mão na massa para tirar as ideias do papel.

2 – Sabe lidar com riscos: Com uma visão do todo, ele entende quais ameaças do mercado interferem na empresa e busca fazer mudanças ou inovações para reduzir os riscos do negócio.

3 – Enxerga oportunidades: Criativo, possui um olhar atento para visualizar novas oportunidades no mercado e criar novas soluções.

4 – Entende as necessidades do público: Tem empatia e consegue entender quais as demandas do público, agindo de forma rápida para captar informações e transformá-las em estratégias.

5 – Tem uma comunicação assertiva e motivadora: Agindo como um verdadeiro líder, esse profissional se comunica bem em diferentes e contextos e seu exemplo serve de inspiração para os outros colaboradores.

Qual a importância do intraempreendedorismo para as organizações?

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que não basta o colaborador ter um perfil intraempreendedor – é necessário que a empresa esteja aberta e promova essa cultura de inovação, incentivando sua prática e dando autonomia ao profissional.

Feito isso, a organização só tem a ganhar. Afinal de contas, é quem vive o dia a dia da empresa que conhece o fluxo de trabalho, os desafios e as necessidades de melhoria.

Por meio do intraempreendedorismo, podem ser solucionados problemas e propostos caminhos alternativos para o aumento da produtividade, o que configura, essa prática, como um atalho para a inovação dentro das empresas.

Além disso, o intraempreendedorismo pode ser uma estratégia para a retenção de talentos e, para o colaborador, também representa uma chance de se destacar e se desenvolver enquanto profissional.

Como promover a inovação por meio do intraempreendedorismo

A proposta do intraempreendedorismo é valorizar as ideias que surgem no ambiente interno e não fora da empresa. Para isso, é necessário prestar atenção a alguns fatores:

1 – Cultura organizacional: O conceito precisa fazer parte da cultura da empresa, abrangendo todos os setores e processos. É fundamental que a empresa valorize e reconheça determinadas competências e passe a estimulá-las, fazendo disso um processo dentro da organização. Nesse quesito, o papel dos líderes é muito importante.

2 – Alinhamento de expectativas: Para que o intraempreendedorismo funcione, gestores e diretores precisam alinhar expectativas quanto aos liderados. A tendência é que a empresa atue com estruturas menos hierarquizadas, mais flexíveis em relação às punições e mais abertas quanto ao compartilhamento de informações.

3 – Trabalho colaborativo: As grandes ideias e soluções não surgem de atitudes individualistas e, sim, de um esforço coletivo, com um olhar multidisciplinar. Nesse sentido, as empresas precisam estimular o trabalho colaborativo entre equipes, contribuindo para o desenvolvimento de todos.

4 – Colaboradores com voz ativa: Como já mencionamos, os intraempreendedores precisam ter voz ativa e serem ouvidos para participar desse processo dentro da empresa. Pode ser criado um canal de comunicação ou uma metodologia específica para receber as ideias e feedbacks, por exemplo.

E sua empresa, já estimula o intraempreendedorismo?

Quem sabe essa seja a oportunidade para colocar em prática nossas dicas e incentivar a inovação. Temos a certeza de que essa semente dará bons frutos para sua empresa.

Até breve!

Forte abraço!