Como posso desenvolver uma comunicação eficaz com minha equipe?

Talvez você já tenha se questionado sobre isso algumas vezes. Parece simples, mas, desenvolver uma comunicação eficaz no ambiente de trabalho, é um grande desafio.

Diminuir conflitos, aumentar o engajamento, melhorar a produtividade e gerar uma boa imagem da empresa estão entre os benefícios de uma comunicação bem feita.

Tendo isso em mente, trouxemos hoje algumas dicas de como você pode melhorar a comunicação com sua equipe:

1 – Conheça as pessoas que trabalham com você

Antes de tudo, para que sua comunicação seja eficaz, você precisa saber com quem está conversando. É importante demonstrar interesse e conhecer os colaboradores, entendendo quais as necessidades e as dificuldades que enfrentam no cotidiano.

Da mesma forma, para poder gerar uma aproximação e uma relação de confiança logo no início, as pessoas também precisam saber quem você é, conhecer a pessoa por trás do líder e entender a sua história e seus objetivos.

2 – Seja um bom ouvinte

Um bom líder precisa dar o exemplo e ouvir mais do que falar. Pratique a escuta ativa e valorize as ideias e opiniões das outras pessoas da equipe. Assim, elas se sentirão à vontade para contribuir e levar as situações a seu conhecimento.

3 – Saiba dar feedbacks

Nem sempre essa tarefa é fácil, pois, se você não se comunicar bem, pode acabar sendo mal interpretado ou falar algo de uma forma que não gostaria. Por isso, procure aplicar técnicas de feedback e aperfeiçoá-las sempre que possível. O que vale é criar essa cultura dentro da empresa e incentivar a equipe a praticá-la também.

4 – Seja transparente

Para estabelecer uma boa comunicação com sua equipe, transparência é fundamental. Quando as pessoas têm acesso às informações, sabem o que está acontecendo e o que a empresa espera delas, aumentam sua confiança no líder e passam a entregar melhores resultados.

5 – Mantenha a objetividade

Preocupe-se em repassar informações de forma segura, clara e objetiva, para minimizar dúvidas e facilitar o entendimento. Sempre revise o que está comunicando e, dependendo do caso, peça para outra pessoa analisar também antes de enviar, garantindo que haja a compreensão de todos os envolvidos.

6 – Escolha a linguagem e o canal certos

É apropriado usar uma linguagem formal no ambiente de trabalho, porém, ela não pode ser rebuscada a ponto de as pessoas não entenderem o que você quer dizer. Escolha também o tom de voz com o qual você vai transmitir a mensagem e saiba identificar o melhor canal (ou os melhores canais) e o momento certo para enviar.

Dependendo do que você vai comunicar, pode ser mais adequado enviar por e-mail, pelo WhatsApp, pelo telefone ou levar o assunto a uma reunião, por exemplo. Conhecendo bem sua equipe, não será difícil decidir qual a melhor forma de repassar sua mensagem.

7 – Faça reuniões produtivas

Outra forma de melhorar sua comunicação com a equipe é fazendo reuniões produtivas, sejam elas virtuais ou presenciais. Isso começa com a definição de uma boa pauta, ordenando os assuntos dentro do tempo disponível. Mantenha a objetividade e o foco nas soluções, incentivando também a participação das pessoas.

Melhorar a comunicação é um exercício diário e os resultados serão colhidos ao longo do tempo.

Um abraço e até breve!

Adm. Vanderlei Feldmann