Conheça 4 regras de ouro da negociação

Depois de falarmos sobre o que é negociação e qual sua importância em situações do cotidiano, agora selecionamos 4 regras de ouro para quem trabalha com vendas e quer desenvolver ainda mais essa habilidade.

Confira abaixo:

1 – Mantenha o controle da negociação

O ideal é que você inicie a negociação, fazendo as perguntas certas para obter as respostas que precisa para conduzir os próximos passos.

Uma forma de fazer isso é, por exemplo, questionar o cliente sobre qual o orçamento disponível para aquele projeto. Assim, saberá se ele é o cliente certo para o seu produto ou serviço e poderá levar adiante a negociação.

Quando você deixa o cliente começar, provavelmente ficará correndo atrás dele e tentando negociar preço, sem ter controle do processo.

2 – Tenha tudo por escrito

Sempre formalize uma proposta ou negociação por escrito, garantindo que seja cumprido o que foi acertado.

Muitas vezes, o vendedor gasta bastante tempo conversando junto ao cliente e não coloca todos os pontos no papel. É recomendado que você vá escrevendo os termos e, ao final, pegue a assinatura do cliente, que já está ciente do acordo.

Se a negociação ficar só na palavra, pode ser que algumas partes acabem se perdendo e isso cause transtornos mais adiante. Preze sempre pela transparência para gerar confiança.

3 – Use a lógica e o equilíbrio

Durante uma negociação, os ânimos podem se exaltar, porém, mantenha-se sempre tranquilo e demonstre seu profissionalismo.

Fazendo isso, o cliente verá que você valoriza seu produto ou serviço e, além disso, perceberá o quanto você acredita no que está oferecendo.

Caso se deixe levar pelas emoções, você pode perder a credibilidade diante do cliente e até fechar uma negociação que não seja positiva para sua empresa, fazendo com que ela saia no prejuízo.

4 – Negocie, de preferência, no seu terreno

Quando convida o cliente para vir até sua empresa, você se sente mais à vontade para negociar e menos pressionado. Se precisar ir até o cliente, o ideal é não ir sozinho.

Outra alternativa é escolher um ambiente neutro, como um café, onde ambos se sintam mais à vontade.

Com essas 4 regras de ouro, acreditamos que suas próximas negociações serão mais bem sucedidas e você se sentirá mais confiante e preparado para chegar ao melhor acordo com seu cliente.

Então, qual delas você precisa colocar em prática hoje mesmo?

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

Até breve!

Forte abraço!