Engaje sua equipe com reuniões criativas

Ao longo do mês, nos dedicamos a falar sobre a importância das reuniões e de que forma torná-las mais produtivas e eficazes.

Agora, para finalizar esse tema, trazemos sugestões para engajar sua equipe por meio de reuniões criativas, que estimulem a participação de todos.

Envolver as pessoas e fazer com que elas se sintam parte de um projeto é fundamental para manter a alta produtividade e alcançar os resultados desejados pela empresa.

Nesse sentido, usar a criatividade na realização das reuniões pode ser uma forma eficaz de engajar os colaboradores e fazer com que eles se comprometam com uma causa.

Como estimular a criatividade nas reuniões?

Existem diversas maneiras de tornar uma reunião mais criativa, porém, antes de sair implantando novas ideias, é importante conhecer seu público e entender quais ações farão sentido para aquelas pessoas.

Veja nossas sugestões:

– Alterne os coordenadores a cada reunião

Não precisa ser sempre a mesma pessoa a coordenar as reuniões. Uma forma de estimular a interação de todos é definir, a cada encontro, um responsável da equipe por organizar a pauta, preparar o local da reunião, fazer a ata e trazer um assunto novo para discussão.

– Convide pessoas externas

Você pode trazer um profissional que não faça parte da empresa para falar sobre algum assunto específico, fazer um treinamento ou apresentar uma novidade. Quem sabe até um cliente ou fornecedor que possa contribuir para o desenvolvimento da equipe.

– Mude o ambiente

Às vezes, o simples fato de mudar o ambiente das reuniões pode estimular o surgimento de ideias criativas. Que tal levar a equipe para um café, um parque ou outro ambiente mais descontraído? Avalie o melhor local com base no propósito de cada reunião.

– Pense no bem-estar

Quando as pessoas estão à vontade, elas automaticamente se sentem mais confiantes para contribuir, fazer sugestões e apresentar suas ideias. Prepare um lanche para a reunião e deixe o ambiente confortável e convidativo.

– Busque elementos diferentes

Para prender a atenção das pessoas logo no início da reunião, separe um vídeo, uma música, ou faça uma dinâmica que ajude a trazer todos para o momento presente, deixando as outras preocupações ao lado de fora.

– Disponibilize materiais

Deixe na mesa alguns post-its e canetinhas para que as pessoas façam anotações e compartilhem suas ideias. Materiais como esses também ajudam a tornar o ambiente mais estimulante e descontraído.

– Encontre o melhor horário

Definam o melhor horário para as reuniões a partir do perfil da equipe. Reuniões no início da semana e na primeira hora do dia costumam ser mais produtivas. Às sextas, geralmente as pessoas estão mais cansadas e ansiosas pelo final de semana, ficando mais indispostas para as reuniões.

– Comemore conquistas

Aproveite o espaço das reuniões para incluir na pauta um momento de reconhecimento à equipe. Criem o hábito de premiar e comemorar pequenas conquistas, motivando as pessoas e estimulando a busca por novos resultados.

Gostou das nossas sugestões? São dicas simples e valiosas para engajar sua equipe em torno dos mesmos objetivos.

Se você já aplicou alguma dessas técnicas, conte pra gente o que funcionou pra você.

Até breve!

Forte abraço!