Gestão de tempo = Mais produtividade

Procrastinar, se distrair com facilidade e não respeitar prazos são indicadores de que não estamos sabendo fazer a gestão correta do nosso tempo.

Situações assim acabam nos frustrando, pois nos dão a impressão que estamos sendo improdutivos ou que não conseguimos entregar os resultados almejados pela empresa. Você já sentiu isso?

Como já mencionamos nos textos anteriores, existem muitos fatores que interferem em nossa produtividade e é muito importante saber contorná-los para mantermos o bom desempenho das atividades.

Enquanto profissionais, saber administrar nosso tempo é imprescindível para conseguir dar conta de tudo o que precisamos fazer, sem perder a qualidade.

Então, como podemos melhorar a gestão do nosso tempo? Veja as dicas abaixo:

1 – Planeje sua semana

Tire um tempo para organizar e revisar as tarefas da semana, veja quais são as pendências e o que precisa ser feito com urgência, tanto pessoal quanto profissionalmente. O ideal é você fazer esse planejamento no domingo ou na segunda-feira, logo cedo, para começar bem a semana.

2 – Mantenha uma agenda

Seja ela física ou virtual, a agenda ajuda – e muito – na organização das suas tarefas. Com a agenda, você visualiza os compromissos com mais facilidade e pode controlar diariamente se conseguiu cumprir ou não com suas atividades. Além disso, você pode anotar e tirar as pendências “da sua cabeça”, com a garantia de que não vai esquecer delas.

3 – Não postergue as atividades

Se você pode fazer agora, não deixe para amanhã. Se for algo que demande mais tempo, se organize para realizar dentro do tempo necessário. Quando você deixa para fazer as coisas depois, logo se depara com uma lista imensa de tarefas a serem cumpridas, todas com urgência, o que gera estresse e pode interferir no resultado final.

4 – Evite distrações

Hoje é muito comum nos distrairmos com as notificações do celular e alertas de e-mails, por exemplo. Se possível, desabilite as notificações e determine um horário do dia para conferir as mídias sociais e checar os e-mails.

5 – Mantenha o foco

Em vez de fazer várias coisas ao mesmo tempo, opte por começar e terminar uma tarefa de cada vez, mantendo a atenção no que você está fazendo. Isso pode evitar, inclusive, que você precise refazer uma tarefa.

6 – Priorize suas atividades

Analise diariamente o que precisa ser feito e foque no que é urgente e importante para, depois, realizar as demais tarefas previstas no planejamento. Sempre que alguém pedir sua ajuda ou quiser conversar, considere como está seu tempo e analise se aquela parada não vai prejudicar seu trabalho.

Como está a gestão do seu tempo? Conseguindo ser produtivo e realizar tudo o que precisa?

Até breve!

Forte abraço!