Inbound x outbound: Conheça os dois tipos de prospecção

Você já ouviu falar em prospecção inbound e outbound (ou inbound marketing e outbound marketing)? São formas distintas de prospectar clientes, porém, podem ser combinadas e gerar muito mais resultado para a empresa.

Ficou curioso para entender como isso funciona? Confira mais detalhes abaixo!

Prospecção inbound

Nessa prospecção, não existe um contato direto, ou seja, o cliente chega até a empresa, geralmente, por meio de conteúdos que ela produz. E o que seriam esses conteúdos?

São textos, vídeos, e-books, infográficos, blogs, landing pages, e-mails, entre outros materiais de qualidade, que tem o objetivo de atrair um público de interesse específico para dentro do funil de vendas.

Com o conteúdo desses materiais, é possível desenvolver uma jornada de compra do consumidor, fazendo com que essas pessoas se tornem leads e, depois, clientes da empresa. Nesse processo, a internet é uma ferramenta essencial.

Prospecção outbound

Ao contrário do inbound, no outbound é você quem vai até o cliente, por isso, é muito importante ter um time de vendas bem preparado. É uma abordagem de vendas mais tradicional, geralmente realizada por representantes comerciais.

Nesse caso, os contatos diretos com os potenciais clientes ocorrem através de e-mails, ligações e visitas de representantes comerciais, e são utilizados materiais como flyers, outdoors, anúncios e patrocínios, o que acaba tornando esse investimento um pouco maior.

Como integrar o inbound e o outbound?

Por mais que tenham abordagens diferentes, ambas estratégias visam gerar leads e aumentar as vendas da empresa. Nesse sentido, se os dois tipos de prospecção forem integrados, é possível potencializar os resultados, aproveitando o que cada um tem de melhor.

Mas, para que isso ocorra, é necessário um alinhamento muito grande entre as equipes de vendas e marketing, para que as informações do inbound sejam combinadas com as experiências do outbound e otimizem os resultados.

Os leads (potenciais clientes que entram no funil) com o inbound podem ser trabalhados de forma mais direta com ações de outbound, por exemplo, ao passo em que os leads do outbound podem entrar na jornada e receber conteúdo do inbound até estarem prontos para efetivar a compra.

Então, ficou mais claro para você como isso funciona? Se ficou com alguma dúvida, sinta-se à vontade para enviar uma mensagem e batermos um papo.

Tenha uma semana de muitas vendas!

Até breve!

Forte abraço!