Mercado e Expansão: Necessidade de investimento interno para crescimento sustentável

O cenário vivido por muitas empresas aponta, dentre outras, para uma necessidade em inovação e informação, com foco no mercado interno e externo para sua sobrevivência e crescimento. No entanto, a criação de novos negócios e expansão tem atraído empresas de todos os setores para novos ares, mobilizando tendências de crescimento nos campos tecnológicos, estruturas internas de melhoramento, investimento em pessoas e polarização de mercados em regiões de atuação.

Empresas com produtos bem posicionados no mercado e formato de trabalho já estabelecidos em sua área de atuação, tendem a propor novas demandas para agregar valor à marca e consequentemente crescimento do patrimônio. Contudo, este estimulo mesmo estando em sintonia as demandas existentes, merecem certo cuidado. As transições econômicas de bom grado nem sempre são reais, são muitas as variáveis de entendimento para transpor investimento em lucratividade.

As necessidades existentes nem sempre satisfazem, muito menos dão garantia de sustentação a longo prazo, é uma premissa que empreendedores e gestores precisam estar cientes para não correr riscos futuros. Se por um lado, criar novos negócios a partir de negócios existentes é um dos caminhos promissores, por outro, esta agregação de valor e competências já constituídas, precisam ser alinhadas as estruturas de planejamento estratégico, criação de uma nova identidade e cultura para a empresa.

Costumo dizer que novas demandas geram novos posicionamentos, novos posicionamentos geram entre tudo, busca constante de informações, sejam especificas como estratégicas, para assim, certificar se as oportunidades de mercado são realmente de agregação a marca e aos propósitos da empresa ou de investidores.

Para tanto, mapeamento de processos, gestão e organização são necessários, para consolidar os esforços dispensados, constituindo planejamento estratégico baseado em informações de mercado, mensuração e identificação do público-alvo, persona das regiões, estados ou países para prospecções, fazendo parte de toda estrutura competitiva da empresa, desta forma, projetar-se no mercado com segurança, e mesmo que haja volatilidade os riscos sejam minimizados.