Método Smart: O que é e como funciona?

Essa é a mensagem semanal de número #876

Muito conhecido no mundo das vendas, o método Smart é utilizado para estabelecer metas específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e temporais (T). Com base nisso, fica mais fácil engajar a equipe em torno dos mesmos objetivos, pois existe clareza e objetividade no planejamento.

Vamos entender o que significa cada um desses termos?

S – Específico

O que eu quero alcançar com essa meta? Quem será o responsável? Como ela será alcançada? Respondendo a essas perguntas, é possível estabelecer metas mais específicas, diretas e objetivas. Não coloque como meta “vender mais sapatos” e, sim, “vender mais 30 pares de sapato por semana”, isto é, delimite exatamente onde você quer chegar.

M – Mensurável

Para poder mensurar suas metas, tenha tudo registrado. Assim, poderá fazer o acompanhamento diário, semanal, mensal ou do período que você definir. Tendo os dados em mãos, eles serão muito úteis na tomada de decisão e servirão como bússola para possíveis ajustes e mudanças de estratégia.

A – Atingível

Isso significa definir metas que possam ser alcançadas, com base na realidade do seu negócio. Se você coloca metas muito acima da sua capacidade ou abaixo do que pode ser alcançado, nos dois casos está prejudicando o andamento da equipe. Portanto, com base no histórico da empresa, analise se é possível atingir a meta traçada e pergunte aos seus colaboradores qual é a percepção deles quanto a isso.

R – Relevante

Procure entender qual a importância daquela meta, para você, para a empresa e para a equipe envolvida no processo. Quando a meta é relevante para todos, torna-se prioridade e todos trabalham pelo mesmo objetivo.

T – Temporal

Toda meta precisa ter um prazo para ser cumprida, então estabeleça um cronograma prevendo as datas de realização de cada meta e faça com que todos se engajem naquele prazo, mesmo que sejam necessários ajustes durante o processo.

As metas Smart tornam o planejamento mais claro e objetivo, o que contribuirá para a produtividade e o engajamento dos colaboradores. A partir de hoje, caso ainda não utilize, considere esse método na construção das suas metas.

Faça uma excelente semana!

Até breve!

Forte abraço!