Mulher: use a sua voz para conquistar mais espaço

Na coluna de hoje eu quero falar com as mulheres, que de uma forma ou de outra, fazem parte da aviação agrícola. Seja pilotando um avião, administrando uma empresa, atuando na parte de assessoria técnica, apoiando quem está no setor, ou mesmo escrevendo uma coluna, nós estamos em muitos e diferentes lugares. Desde que Ada Leda Rogato conquistou o céu na aviação agrícola, em 1948, ela deu asas para muitas mulheres neste setor.

Estamos no mês de março e nada mais justo do que dedicar esse espaço às mulheres do agro. Por isso, eu quero compartilhar aqui, algumas dicas de comunicação e oratória para as mulheres que ainda hoje enfrentam dificuldades quando o assunto é falar em público.

1. Em primeiro lugar não ache que o medo afeta apenas a você. A dificuldade de falar em público é comum a homens e mulheres, sendo um dos 5 principais medos da humanidade.
  2. Não deixe o medo te paralisar. Sua voz e sua história importam em qualquer contexto
  3. Prepare-se para as apresentações. Fale de sua história pessoal e de suas conquistas profissionais. Mas, tenha uma versão reduzida dessa apresentação. O grande segredo é a assertividade. Foco na mensagem principal.
  4. Sempre que for convidada para falar em público ou para apresentar a sua empresa ou o seu serviço, não abra mão desse espaço. Fale dos seus diferenciais. Se você não falar, ninguém vai saber.
  5. Tenha em mente que tudo comunica. Ou seja, você deve cuidar dos seus gestos, da sua expressão facial, da sua postura. Tudo isso passa segurança ou insegurança na sua apresentação.
  6. Fale com firmeza, use frases curtas e palavras fortes. Cuidado para não atropelar palavras e letras. Use a pontuação para dar ênfase ao seu conteúdo.
  7. Se a apresentação for presencial olhe para todos na plateia. Olho no olho transmite segurança e assertividade. Se for on-line, olhe direto para a câmera (do celular ou do computador). Nada de olhar para a própria imagem no meio da tela.
  8. Tenha um roteiro. Ele vai te ajudar a ficar atenta ao tema e não se esquecer da mensagem principal.
  9. Treine antes da apresentação. Vale treinar na frente do espelho, com a família ou mesmo gravar a sua apresentação para avaliar posteriormente. Na gravação você vai perceber se tem vícios de linguagem, gestos involuntários e demais pontos que podem ser aperfeiçoados.
  10. Fale com o coração. Fale do seu jeito, mas fale. Não deixe outro falar em seu lugar. A sua voz precisa ser ouvida e ela só terá eco se sair da sua garganta e ultrapassar as barreiras que muitas mulheres colocam na sua vida.
  11. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato comigo. Eu posso ajudar você a vencer o medo de falar em público e se destacar em sua área de atuação. Os meus canais de comunicação estão abertos para um trocarmos informações sobre o tema. No meu insta você encontra vários vídeos sobre  como vencer o medo de falar em público e dicas de oratória para a vida.

Até a nossa próxima coluna.

Valdireni Alves – @valdirenialvesjornalista

Whatsapp 41 – 992885787