O impacto da pandemia na rotina de trabalho de um representante de vendas no campo

Tempos difíceis nos forçam a olhar por caminhos alternativos e buscar maneiras de nos
mantermos em movimento e buscar alternativas de sucesso. Um exemplo disso é o cenário atual
de pandemia que tem transformado a forma como as empresas têm se comunicado com seus
clientes finais, devido a restrição de visitas visando mitigar o risco de contágio pelo coronavírus.
No agronegócio é nítido a mudança das empresas em como tem se adaptado para reuniões de
negócios, treinamentos, comercialização, congressos e até feiras digitais. Um exemplo disso é
a cooperativa de São Paulo (COOPERCITRUS) que em 2020, resolveu apostar e trazer sua
feira de negócios que todos os anos será realizada presencialmente na sua estação de pesquisa,
para um ambiente 100% digital em 3D onde alocaram 133 expositores.

Toda essa transformação tecnológica para o agronegócio tem trazido a questão de como será a
rotina de trabalho dos representantes de vendas das empresas do Agro em pós pandemia, o
quanto dessa cultura de atendimento remoto irá perdurar no cenário pós pandêmico.
Muitos assuntos que antes eram tratados apenas presencialmente hoje acabam resolvidos
remotamente através das plataformas de comunicação e videoconferência. Isso pode impactar
diretamente no custo da operação, pois, elimina algumas etapas como por exemplo
deslocamento do colaborador, necessidade de espaço físico para reuniões. Diminui o risco no
trânsito uma vez que o colaborador fica menos exposto durante a jornada de trabalho.

Claro que o atendimento presencial é indispensável em determinadas situações para um
colaborador de vendas que trabalha a campo, mas o cenário atual obriga a olhar com um critério
maior em relação a verdadeira necessidade de estar presente no local, ao passo que familiarizou
um público que não era aderente a essa modalidade de atendimento, ou seja, acabou
aumentando a quantidade de situações em que podemos resolver assuntos de trabalho sem estar
presencialmente com o cliente ou distribuidor.

Aliado a essa necessidade de aderência as ferramentas tecnológicas que o Agro vem passando,
vem sido debatidos projetos promissores para o futuro como a da internet Via satélite da Star
Link, que promete trazer internet de menor latência (que é sinônimo de qualidade) e área de
cobertura da mesma em locais em que antes não era possível.

Por fim o profissional que se adapta a essa situação, encontra o produtor investindo em
tecnologias com o preço da saca de soja ou milho favoráveis e como um bom profissional de
vendas consegue prosperar neste momento, mesmo em cenário de pandemia.