O que afeta a produtividade dos trabalhadores no Brasil?

São necessários 4 trabalhadores brasileiros para produzir o mesmo valor que 1 americano.

Esta informação parece não ser verdadeira, mas infelizmente é a atual realidade.

Um trabalhador americano, produz a mesma quantia de valor no PIB, que 4 trabalhadores brasileiros. Isso significa que, se tivéssemos a mesma produtividade que os trabalhadores americanos, poderíamos gerar 4 vezes o valor do nosso atual PIB, com a mesma quantidade de trabalhadores.

Mas por que somos tão improdutivos? Talvez a pergunta certa seria: como eles são tão mais produtivos que a gente?

A resposta, segundo The Conference Board, passa por 4 fatores principais:

1- Baixo nível educacional e falta de qualificação técnica dos profissionais brasileiros;

2- Baixo nível de recursos disponíveis, em relação a equipamentos, maquinários e estruturas de apoio;

3- Ineficiência da economia e gargalos de infraestrutura do país; e por fim,

4-Falta de interesse dos profissionais em buscar melhores resultados.

Vou iniciar falando dos dois últimos: O item 3, em grande parte, a responsabilidade acaba ficando por conta do governo, mas no item 4, se refere aos trabalhadores brasileiros, onde nossa cultura e tradição acaba desestimulando que grande parte dos profissionais busquem se qualificar e ampliar suas competências.

Porém, olhando para o item 2, precisamos de uma reflexão: Será que estamos oferecendo as melhores ferramentas e equipamentos para nossos colaboradores? Ou ao menos, pensamos em melhorar os processos para que eles executam as tarefas? Como fazem em países desenvolvidos? Quais as dificuldades em trazer essas tecnologias?

Neste ponto, podemos ter várias objeções e dificuldades, como:  dólar está alto para comprar equipamentos importados; os impostos são elevados; minha mão-de-obra não é qualificada para trabalhar com equipamentos mais modernos e tecnológicos. Nessa última consideração, podemos fazer um link e já falar sobre o primeiro item do estudo,  que passa pelo treinamento e desenvolvimento do colaborador.

De modo geral, o brasileiro reclama daquilo que não consegue mudar, mas aquilo que pode ser mudado, está realmente mudando?  Ou estamos enrolando e jogando a sujeira para debaixo do tapete? Colocando a culpa no governo e na falta de interesse dos profissionais?

No Brasil, segundo o levantamento “O PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL”, as empresas investem em média 1,63% da folha de pagamento em “Treinamento e Desenvolvimento”. Os americanos, onde os profissionais produzem 4 vezes mais que os brasileiros, investem 3,62%, ou seja, mais que o dobro.

Quando correlacionamos com o faturamento das empresas, essa diferença é ainda maior, no Brasil é 0,58% e nos EUA é 1,62%, quase 3 vezes. Aqui já podemos ver a grande disparidade que existe entre os EUA e o Brasil.

Mas quando transformamos isso em valor monetário, fica ainda mais evidente a diferença.  Nos EUA, é investido U$ 1.273,00, por colaborador/ano,  já no Brasil, o investimento é de R$ 746,00 por colaborador/ano. Observe que a moeda não é a mesma, e se fizermos a conversão de dólar para real, estaramos falando de um investimento de mais de 5 mil reais por colaborador ano nos EUA, quase 7 vezes o valor investido pelas empresas brasileiras.

Olhando para estas informações, podemos perceber que além de melhorar muito o ambiente fora das empresas, é necessário melhorar também o ambiente dentro das empresas, para obtermos melhores resultados.

Mas aí entra a grande polêmica, e algumas vezes tenho ouvido aquela frase clássica:

“Mas se eu treinar, quando ele fica bom, a concorrência me toma!”

Sobre isso, gostaria de compartilhar uma frase clássica de Henry Ford.

“Só há um coisa pior que formar os colaboradores e eles partirem. É não formar, e eles ficarem.”

Você que é empresário e gestor, quais são os seus números, quando falamos em investimento no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, do seu time?

Estão abaixo da média? Bom, neste caso talvez seja o momento de repensar suas estratégias quanto a treinamento e desenvolvimento de pessoas, tão importantes para superarmos este momento que o Brasil passa atualmente.

Agora, se sua empresa tem investido acima da média, meus parabéns! Você e sua equipe tem grandes chances de aproveitar as oportunidades que surgem nestes momentos de crise, e assim expandir seus negócios.

Sucesso e bons negócios.