O que fazer após enviar uma proposta comercial?

Se você acha que, após enviar a proposta comercial, sua tarefa é apenas aguardar a resposta do cliente, está enganado!

 

Neste mês de maio, falamos muito sobre como montar a sua proposta e quais erros você não pode cometer ao elaborar esse documento tão importante na hora da negociação.

 

Agora, vamos destacar o que você deve fazer depois de apresentar a proposta ao cliente. É o chamado follow-up, o acompanhamento após o envio da proposta comercial.

 

Esse acompanhamento é necessário porque vai demonstrar que você está interessado, além de criar senso de urgência no cliente e fazer com que você se destaque em meio à concorrência.

 

Para que o seu follow-up tenha sucesso, aqui vão as nossas dicas:

 

– Defina um prazo para receber uma resposta do cliente, caso ele não feche negócio na hora.

 

– Se ele estiver com dúvidas, tente criar senso de urgência oferecendo um benefício, por exemplo: se fechar o negócio em 5 dias, receberá um percentual de desconto ou ganhará um produto extra.

 

– Ligue para o cliente após enviar a proposta e pergunte se ele ficou com alguma dúvida ou se tem alguma objeção em relação à proposta. 

 

– Verifique se é necessário agendar uma apresentação para outras pessoas dentro da empresa ou deixe marcada uma próxima reunião.

 

– Esteja preparado para contornar todas as objeções que possam ser apresentadas. 

 

– Mantenha-se presente e compreenda o tempo necessário para a resposta do cliente, tendo bom senso para não ser considerado um vendedor chato.

 

E você, que outra estratégia utiliza para fazer o acompanhamento e efetivar o negócio com o cliente?

 

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

 

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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