Passo a passo para estabelecer suas metas de vendas

Essa é a mensagem semanal de número #874

Depois de entender a importância das metas de vendas para o seu negócio, é hora colocar a “mão na massa”. Confira, abaixo, o passo a passo que preparamos para te ajudar nesta tarefa.

1º Passo: Analisar seu mercado de atuação

Informe-se a respeito do seu segmento – qual o percentual de crescimento nos últimos anos, quais as expectativas para o futuro, quem são seus principais concorrentes, qual é o comportamento do seu público etc. Esses dados serão muito válidos para direcionar o seu planejamento.

2º Passo: Conhecer seus números

Analise os resultados da sua empresa nos últimos anos ou, se o negócio for novo, faça uma estimativa. Verifique se é o momento de investir mais pesado ou focar no controle de algumas despesas. Considere, sempre, o quanto você está disposto a investir para atingir as metas e utilize dados e referências de anos anteriores como base.

3º Passo: Mensurar sua capacidade de entrega

As metas precisam ser claras e realistas, portanto, veja se você tem capacidade de entregar os produtos ou serviços que deseja estabelecer como meta. Isso precisa estar alinhado com seus fornecedores, com o setor de logística e com a própria capacidade da empresa (recursos humanos, financeiros e materiais) de produzir e vender.

4º Passo: Estabelecer quanto deseja crescer

Defina um percentual de quanto você quer crescer ao longo de 2022. Se o objetivo for terminar o ano com 20% de aumento no faturamento, estabeleça metas mensais que vão contribuir para esse resultado ao final.

5º Passo: Humanizar as metas

As metas precisam ser construídas em conjunto com a equipe e considerar não apenas o lado financeiro, mas o engajamento, a satisfação e o bem-estar das pessoas. Ao defini-las, pense também em maneiras de incentivar os vendedores e fazer um acompanhamento próximo e humanizado.

6º Passo: Considerar diferentes cenários

Ao definir as metas, considere diferentes cenários do mercado que podem impactar no seu negócio, prevendo situações adversas ao planejado. Assim, você pode estabelecer um plano A, B ou C para trabalhar com mais objetividade, sem perder o foco, mesmo quando o cenário mudar ao longo do percurso.

Ficou mais claro como definir suas metas de vendas? A próxima etapa é conhecer diferentes tipos de metas e avaliar quais delas podem ser aplicadas ao seu negócio – assunto que abordaremos na semana que vem.

Faça uma excelente semana!

Até breve!

Forte abraço!