Passo a passo para fazer reuniões mais produtivas

No texto de semana passada, ressaltamos a importância das reuniões para as empresas, desde que elas sejam – é claro – produtivas.

Hoje, então, elaboramos um passo a passo para fazer reuniões mais produtivas. São dicas simples e que fazem uma grande diferença. Vamos lá?

#1 Tenha objetivos claros

Toda reunião precisa ter um propósito, se não, você chegará ao final sem saber o motivo pelo qual ela foi realizada. Antes de chamar as pessoas para participar, tenha em mente o que pretende discutir, qual problema deseja resolver ou quais resultados pretende alcançar com essa reunião.

#2 Elabore a pauta

A pauta é essencial para otimizar o tempo e manter o foco e a objetividade da reunião. Liste os assuntos a serem tratados, colocando os mais importantes por primeiro. Ao convidar as pessoas para a reunião, já compartilhe com elas esses assuntos, tornando o encontro mais produtivo.

#3 Determine o tempo

Considere um tempo para discutir cada um dos assuntos em pauta e deixe alguns minutos extras, caso necessário. Ao longo da reunião, controle o tempo de acordo com o estabelecido na pauta, evitando que as pessoas se dispersem ou a reunião se estenda além do previsto. Valorize e respeite seu tempo e o tempo das outras pessoas também.

#4 Defina quem vai falar

Ao elaborar a pauta, pense quem são as pessoas mais indicadas para abordar cada assunto. Assim, você conseguirá envolver mais pessoas e os assuntos serão tratados com mais assertividade, otimizando o tempo da reunião.

#5 Saia da reunião com um plano de ação

Elabore um plano de ação ao final da reunião, contendo o que cada um ficou responsável por fazer, com prazos definidos, a partir do que foi discutido. É importante ter clareza sobre isso, para que, no próximo encontro, os assuntos tenham sido resolvidos e a pauta retorne com outros assuntos.

#6 Registre tudo em ata

Defina alguém para fazer a ata durante a reunião e registrar um resumo do que foi discutido, quem participou, quais os resultados e assim por diante. Ao final, a ata pode ser enviada a todos os participantes. Dessa forma, as informações não serão perdidas e poderão ser aproveitadas numa próxima oportunidade.

Pronto para seguir o passo a passo?

Acreditamos que reuniões produtivas contribuem para equipes mais produtivas e ambientes de trabalho mais colaborativos. Por isso, cultive o hábito de fazer reuniões periódicas e colha os frutos em sua empresa.

Até breve!

Forte abraço!