Por que você deve investir no pós-venda para fidelizar clientes

Se você pensa que o processo de venda termina logo depois da compra, está muito enganado e pode estar perdendo novas oportunidades.

Isso porque a retenção do cliente está diretamente ligada ao pós-venda, ou seja, às ações que você realiza para mantê-lo ativo e gerando retornos para sua empresa.

Portanto, se você quer construir um relacionamento duradouro com seu cliente, precisa estar atento a essa etapa da venda, aproveitando que ele já tem uma experiência com a sua marca, pode fazer mais compras e até indicar sua empresa para outros consumidores.

Conheça as principais vantagens de investir no pós-venda

1 – Gerar mais vendas: Estudos apontam que um cliente fiel compra muito mais de você do que um novo cliente, por isso, invista na retenção de clientes que você já tem e conhecem seu produto ou serviço.

2 – Diminuir a rotatividade: Fazer um bom pós-venda evita que o cliente deixe de comprar ou cancele um contrato com você, por exemplo, reduzindo a rotatividade de clientes da empresa, principalmente quando falamos de vendas B2B.

3 – Reduzir custos: O investimento, seja de tempo ou dinheiro, para conquistar um novo cliente, é alta, então, quanto mais você reter o cliente, mais economia terá na atração de novos.

4 – Melhorar a imagem e a reputação da empresa: Quando você tem um pós-venda efetivo, consegue reduzir a taxa de reclamação e, por consequência, melhora a reputação e a imagem da marca no mercado, atraindo novos consumidores.

5 – Criar promotores da sua marca: Se o cliente tiver uma ótima experiência, pode se tornar um promotor da sua marca, divulgando seu produto ou serviço e indicando para outros usuários.

6 – Medir a satisfação do cliente: Obter feedback dos clientes é uma grande vantagem do pós-venda, pois permite que sua empresa analise e reveja processos, incremente soluções e aprimore estratégias, visando sempre a satisfação total do cliente.

Depois desses tópicos, podemos afirmar que existem motivos muito significativos para você investir no pós-venda e estreitar o relacionamento com seus clientes.

Se a sua dúvida, agora, é saber quais ações desenvolver nessa etapa, não se preocupe: na próxima semana, vamos trazer estratégias assertivas pra você aplicar no dia a dia do seu negócio.

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

Até breve!

Forte abraço!