Principais erros e consequências do levantamento de oportunidades mal feito

A essa altura, você já deve ter compreendido a importância de um levantamento de necessidades e oportunidades bem feito, além de entender as perguntas poderosas que você pode fazer ao seu cliente.

Agora, vamos compartilhar por aqui os principais erros cometidos nessa etapa do processo de vendas e quais consequências podem trazer à sua empresa.

Erros comuns cometidos pelos vendedores

– Não se mostrar, verdadeiramente, interessado

O vendedor deve exercer um papel ativo no levantamento de informações junto ao cliente e, para isso, precisa demonstrar verdadeiro interesse em descobrir quais são suas necessidades e como pode ajudar o cliente.

– Não agir com entusiasmo

Para atender bem o cliente é preciso estar focado, colocando entusiasmo e energia durante toda apresentação e negociação. Caso contrário, o cliente vai pensar que você não está interessado ou que ele não pode confiar em você.

– Demonstrar arrogância

Um vendedor arrogante não gera empatia ou conexão, elementos essenciais para promover a confiança e efetivar a venda. Por isso, cuide muito da sua postura e das suas palavras diante do cliente.

– Falar demais

Ao invés de falar demais, o vendedor deve fazer as perguntas certas e ouvir as respostas do cliente com atenção. Falar demais pode levá-lo, também, a fazer as perguntas erradas e irritar o cliente, fazendo com ele se afaste de você.

– Atender o cliente com pressa

Quando você faz isso com seu cliente, ele se sente desvalorizado, como se você não se importasse com ele. Entenda qual é o tempo de cada cliente e faça com que ele se sinta à vontade sendo atendido por você.

– Não respeitar o perfil de cada cliente

Cada cliente tem uma personalidade e gosta de ser atendido de um jeito, então, não tente criar um atendimento padrão para todos, pois poderá incomodar ou irritar o cliente de alguma forma. Entenda o perfil do seu cliente e valorize as características únicas que ele tem.

Por que você precisa levar tudo isso em consideração?

As consequências de um levantamento de necessidades e oportunidades mal feito são enormes e podem ser irreversíveis.

Entre elas, citamos: perda de vendas para a concorrência, perda de credibilidade do vendedor, propaganda negativa para a empresa, insatisfação do cliente e baixa produtividade e eficiência.

Além disso, vendedores que não sabem abordar o cliente acabam tendo um baixo índice de fechamento, não têm argumentação para fechar a venda, brigam por preço, não conseguem fidelizar o cliente e acabam perdendo a oportunidade de fazer novas vendas para ele.

Portanto, confie nas nossas dicas e aperfeiçoe cada vez mais a sua abordagem. Os resultados, com certeza, serão surpreendentes.

Faça uma ótima semana e boas vendas!

Até breve!

Forte abraço!