Qual a importância de manter a produtividade no seu negócio?

Chegamos ao mês de novembro e é hora de falarmos sobre um tema muito presente no mundo corporativo: produtividade.

Ao longo das próximas semanas, vamos abordar quais são as atitudes que afetam a produtividade no trabalho, como podemos gerir melhor nosso tempo e também melhorar a produtividade da nossa equipe.

Além disso, mostraremos quais são os principais indicadores de produtividade e como você pode ser mais produtivo no seu dia a dia.

Para começar, você sabe qual a importância de manter a produtividade no seu negócio?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que significa esse conceito.

Produtividade no trabalho é a capacidade de fazer mais em menos tempo, ou utilizando menos recursos, sem perder a qualidade.

Podemos ainda afirmar que a produtividade está relacionada ao bom uso dos recursos disponíveis na empresa, entre eles, a mão de obra. Ou seja, para que o seu negócio seja produtivo, todas as pessoas que trabalham nele precisam estar engajadas e fazer o seu melhor.

Abaixo, listamos 6 motivos pelos quais controlar a produtividade é essencial no ambiente de trabalho. Confira!

1 – Reduzir custos

Muitas vezes, os custos da sua empresa estão altos por conta da falta de produtividade. Por isso, é importante que o gestor sempre acompanhe e reavalie os processos produtivos realizados, analisando onde estão as falhas e o que pode ser corrigido para aumentar o faturamento.

2 – Gerar mais lucro

Quando a empresa consegue produzir mais em menos tempo, consequentemente, pode entregar mais produtos e serviços ao mercado. Se houver um equilíbrio nas contas, com a redução de despesas e o aumento das receitas, o lucro será, automaticamente, maior.

3 – Ter mais agilidade na entrega

Uma das grandes vantagens da alta produtividade é poder entregar seu produto ou serviço ao cliente com mais agilidade, garantindo sua satisfação.

4 – Agregar um diferencial competitivo

Ao se tornar mais produtiva, com entregas pontuais e profissionais comprometidos com os resultados, a empresa acaba agregando um diferencial competitivo, pode ser reconhecida pelos clientes e sair na frente da concorrência.

5 – Fomentar a inovação

Conforme os processos vão se tornando mais produtivos, a empresa passa a valorizar ainda mais a inovação e, aos poucos, essa busca por excelência passa a fazer parte de sua cultura.

6 – Incentivar a melhoria contínua

Assim como estimula a inovação, a produtividade também incentiva a melhoria contínua dos processos e o aperfeiçoamento dos colaboradores, fazendo com que toda a organização se beneficie.

Depois desses motivos, ficou mais claro para você qual é a importância da produtividade no seu negócio?

Até breve!

Forte abraço!