Qual é a importância da comunicação nas empresas?

“Quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaboradores a agirem.” (David Grossman, escritor e jornalista israelense)

Sabemos que um dos principais desafios das empresas está ligado à habilidade de se comunicar com seus públicos de forma eficaz.

Falhas na comunicação, informações mal elaboradas e mensagens interpretadas de forma errada podem interferir nos resultados e prejudicar a reputação de qualquer organização.

Motivados por essas razões, neste mês, vamos abordar por aqui, diversos aspectos que envolvem o tema comunicação.

Começamos falando sobre a importância da comunicação nas empresas e, nas próximas semanas, traremos dicas e orientações para você desenvolver uma comunicação eficaz com sua equipe e melhorar suas habilidades de comunicação.

Por que preciso ter uma boa comunicação na empresa?

A comunicação envolve todos os setores internos, além de estar ligada ao contato da empresa com seus clientes e a comunidade. É uma ferramenta que promove a sinergia entre os colaboradores, para alcançar os resultados almejados, e também ajuda a integrar e engajar as pessoas em um mesmo propósito.

Entretanto, a comunicação só ocorre, de fato, quando o receptor compreende e interpreta a mensagem repassada pelo emissor. Por isso, a importância de se ter uma comunicação clara e objetiva, que seja facilmente compreendida por quem está do outro lado.

Não raro, os comunicados emitidos pelas lideranças são entendidos parcialmente ou de maneira incorreta pelos liderados, podendo causar grandes transtornos.

Quando a comunicação dentro da empresa é bem feita, ela consegue integrar todos os setores, melhorar o relacionamento e gerar uma boa imagem da empresa, que será refletida da porta para fora, ou seja, terá reflexos na visão que a sociedade tem da organização.

Consequentemente, também será menos trabalhoso atrair e manter talentos no seu time.

Confira, abaixo, 6 motivos para investir na comunicação interna:

1 – Evitar rumores e fofocas

Quando a comunicação é clara e transparente entre os setores, as informações oficiais chegam a todos os colaboradores e diminui a ocorrência de fofocas e especulações.

2 – Aumentar o engajamento

Se existe uma boa comunicação, constante e verdadeira, com valorização e reconhecimento, o colaborador se sente parte da empresa e, automaticamente, se engaja mais na busca por resultados.

3 – Abrir espaço para novas ideias

A partir do momento em que os colaboradores se sentem mais engajados e sabem da sua importância para a empresa, também ficam mais à vontade para fazer sugestões e expor suas ideias, sabendo que não serão julgados ou retaliados.

4 – Melhorar a imagem da empresa

Uma empresa que usa a comunicação a seu favor, se posiciona e é transparente com seu público, tanto interno quanto externo, conquista o respeito e a confiança dos colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e da comunidade.

5 – Aumentar a produtividade

Com uma comunicação eficaz, é mais fácil manter o espírito de equipe e as pessoas alinhadas no mesmo objetivo. Isso, com certeza, aumentará a motivação e a produtividade dos colaboradores.

6 – Melhorar o clima dentro da empresa

Muito além de entregar resultados, as pessoas precisam se sentir felizes com a empresa e isso envolve o clima organizacional, ou seja, o relacionamento entre todos que convivem naquele espaço. Se a comunicação é bem feita, ela ajuda muito nesse sentido.

Ok, mas comunicação é só para grandes empresas?

A comunicação é uma premissa para toda e qualquer empresa, independentemente do porte ou setor.

Mesmo que você seja um microempreendedor individual, se tiver uma comunicação clara e seus processos organizados, isso ficará visível e você poderá se destacar diante da concorrência.

Até breve!

Forte abraço!