Reuniões on-line: Como realizá-las de forma eficaz? Confira nossas dicas!

Neste ano, nossa rotina mudou e precisamos nos adaptar a novas ferramentas de trabalho, entre elas, as reuniões on-line, que se tornaram comuns e indispensáveis em tempos de isolamento social.

Mesmo com o retorno às atividades presenciais, a realização de reuniões através de plataformas digitais deve continuar. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa executá-las com mais eficácia, obtendo os resultados desejados. Confira!

1 – Escolha a ferramenta mais adequada para a reunião

Ao determinar em qual plataforma será a reunião, considere algumas questões: É importante que vocês vejam uns aos outros? Quantas pessoas vão participar? Você precisará compartilhar sua tela? A ferramenta é compatível com seu sistema operacional?

Perguntas como essas podem ajudar você a definir o melhor local para a reunião. Entre as plataformas gratuitas mais utilizadas, recomendamos:

– Zoom Meetings: Permite reunir até 100 pessoas na versão gratuita e fazer, além da videoconferência, conversa por chat, transferência de arquivos, compartilhamento de tela, gravação da reunião, quadro de anotações e controle de microfone. O tempo permitido para realizar reuniões na versão free é de 40 minutos, sendo que, para reuniões entre duas pessoas, não há restrição de tempo.

– Skype: Ferramenta mais conhecida antes da pandemia, o Skype permite realizar conferências com até 50 participantes na versão gratuita. Durante a chamada, você pode enviar mensagens para o grupo via chat, compartilhar a tela e transferir arquivos, por exemplo.

– Google Meet: Com ele, as reuniões na versão gratuita podem ter até 100 participantes, com duração máxima de uma hora. Caso passe do tempo, é possível abrir uma nova videoconferência para continuar. Assim como o Zoom, o Google Meet também permite o compartilhamento de tela, chat e envio de arquivos, entre outras funcionalidades.

– WhatsApp: Para reuniões mais simples e rápidas, com até quatro pessoas, o WhatsApp também é um recurso recomendado. Diferentemente das outras plataformas, ele não permite acesso a outro aplicativo ou envio de arquivos durante a chamada de vídeo. A qualidade do vídeo e do áudio também são menores, mas, em casos específicos, o WhatsApp pode ser bastante útil.

2 – Agende a reunião com antecedência

Após escolher a plataforma mais adequada, agende sua reunião e informe as pessoas para que elas se programem com antecedência. É importante que elas deem, à reunião on-line, o mesmo valor de uma reunião presencial.

Uma boa dica é colocar a reunião na agenda do Google (Google Calendar) e compartilhar com os convidados. Assim, eles serão lembrados, via e-mail ou no próprio aplicativo, antes do encontro.

3 – Envie a pauta aos participantes

Ao agendar a reunião, você também pode enviar a pauta a todos os participantes, para que estejam cientes de todos os assuntos a serem tratados.

Destaque na pauta os tópicos que serão discutidos, qual é o tempo disponível para abordar cada tema, quem fica responsável por cada tópico e quem serão as pessoas presentes na reunião. Dessa forma, a reunião será mais prática e objetiva.

4 – Estabeleça regras

Quando estamos em uma videoconferência, é normal acontecerem interferências e perdermos o foco. Para evitar que isso ocorra, é válido estabelecer algumas regras e enviar aos participantes da reunião.

Sugira, por exemplo, que as pessoas leiam previamente a pauta, testem os equipamentos antes de entrar na reunião, desliguem as notificações do celular e do computador e estejam em um ambiente tranquilo.

Durante a reunião, oriente que as pessoas não interrompam quem estiver falando e, caso tenham algum complemento à fala de alguém, enviem uma mensagem através do chat, demonstrando que desejam usar a palavra na reunião.

5 – Faça uma ata

Assim como nas reuniões presenciais, a ata é indispensável para registrar o que foi discutido e o que será feito a partir de então. Deixe alguém responsável por redigi-la e envie, posteriormente, a todos os participantes.

6 – Procure engajar as pessoas na reunião

Nem todos se sentem à vontade para falar nas reuniões, mas você pode capacitá-las e encorajá-las a contribuir com suas sugestões.

Uma forma de fazer isso é estruturar a reunião para que todos tenham a oportunidade de falar e expressar sua opinião sobre determinado assunto. Outra sugestão é criar um documento on-line, onde todos possam escrever suas ideias e fazer conclusões após a reunião.

Para finalizar…

Sabemos que estar familiarizado com todas essas ferramentas não é algo que vai ocorrer de uma hora para outra, mas são situações que nos levam a aprender mais e nos capacitam para desafios maiores.

Desejamos que você tenha êxito ao aplicar nossas dicas e se aperfeiçoe cada vez mais.

Até breve!

Forte abraço!