Saiba o que é e quais os elementos da comunicação não violenta

Reagir de forma imediata e inconsciente, com respostas rápidas e nem sempre adequadas, quem pode ferir e gerar arrependimentos… Quem nunca passou por situações assim? 

 

É por isso que precisamos, muito, desenvolver a habilidade da comunicação não-violenta, também conhecida como CNV.

 

Esse conceito foi criado pelo psicólogo e escritor norte-americano Marshall Rosenberg (1934-2015), com base em observações e vivências. 

 

Trata-se de uma habilidade ou processo para gerar empatia e conexão, além de uma comunicação mais clara e respeitosa, de maneira a fortalecer as relações humanas.

 

E de que forma isso ocorre? Por meio da nossa linguagem, seja ela verbal ou não verbal. Isto é, através de palavras, gestos, expressões, imagens, códigos etc. 

 

O que a CNV propõe é que possamos ouvir com mais atenção e pensar antes de responder, tornando nossas atitudes menos automáticas e mais assertivas.

 

E na prática, como funciona?

 

Rosenberg definiu quatro elementos – também chamados de processos ou componentes – para que a comunicação não violenta seja praticada. Conheça-os abaixo:

 

1 – Observação

 

Esse é o primeiro passo para estabelecer uma comunicação não violenta. É necessário observar o contexto de cada situação, sem julgamentos, para conseguir entender o que realmente a mensagem emitida quer dizer, seja ela verbal ou não.

 

2 – Sentimento

 

Em seguida, é preciso nomear o sentimento que aquela situação despertou em você, tendo clareza e consciência sobre o que está sentindo.

 

3 – Necessidades

 

Conhecendo o sentimento (de raiva, por exemplo), defina qual é a necessidade que você quer expressar (necessidade de ser ouvido, de ter seu ponto de vista considerado etc.), aumentando a probabilidade de ser atendido.

 

4 – Pedido

 

De forma clara, objetiva e positiva, faça, por fim, o seu pedido ou consideração. Caso ele não seja atendido, certifique-se de que a outra pessoa realmente entendeu sua mensagem. 

 

Ainda está com dúvidas sobre como aplicar a CNV no seu dia a dia? Nas próximas semanas, vamos continuar abordando esse tema, resgatando a importância dessa habilidade e trazendo dicas práticas para o seu cotidiano.

 

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

 

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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