Técnicas de prospecção para vender mais

Nunca é tarde para aprender um pouco mais e aprimorar as técnicas de captação de clientes, certo?

Para finalizar esta série de artigos com o tema prospecção, hoje apresentamos algumas práticas que podem ser suas aliadas e gerar novas oportunidades. Confira!

1 – Estude seus clientes com profundidade

Se você já tem empresa há mais tempo, aproveite a base de clientes que você construiu para analisar o perfil de seus clientes. Todo material que você produzir, todo e-mail que enviar, toda conversa com o cliente, enfim, tudo precisa estar alinhado ao perfil do cliente – o que ele valoriza, quais dores você soluciona, como ele se comporta etc.

Quanto mais você souber sobre o seu cliente potencial, mais fácil será definir as estratégias de prospecção e venda. Assim, também haverá maior sintonia entre os setores de marketing e vendas, que precisam andar lado a lado (ponto que, inclusive, já frisamos em posts anteriores).

2 – Adote estratégias inbound e outbound

Relembrando o que abordamos há duas semanas, é muito válido desenvolver suas estratégias de prospecção em duas frentes, tanto no inbound quanto no outbound marketing. No inbound, os clientes chegam até o funil da empresa por meio dos conteúdos de atração que ela produz.

No caso do outbound, a empresa vai até o cliente através de materiais e ações diretas, seguindo um modelo mais tradicional de prospecção. A grande sacada, para qualquer empresa, é combinar ações inbound e outbound para potencializar os resultados.

3 – Esteja presente nos meios digitais

A internet é uma ferramenta fundamental no trabalho das equipes comerciais, visto que os clientes também estão conectados o tempo todo. Além disso, as mídias sociais e aplicativos mudaram o comportamento de compra do consumidor, exigindo que os vendedores também se atualizassem.

Mais do que usar as mídias para divulgar seu produto ou serviço, enquanto profissional de vendas, pesquise e adote ferramentas digitais que possam agregar à sua atividade, diminuir custos e otimizar seu tempo e o tempo do cliente.

4 – Qualifique seus leads

Na primeira etapa do funil de vendas, muitos leads (ou contatos) chegam até o topo do funil, porém, até ele se transformar em cliente, o caminho pode ser longo. Nesse sentido, as estratégias de marketing digital são muito importantes para conduzir e qualificar o lead ao longo da jornada de compra, fazendo com que ele se torne um cliente potencial e compre, efetivamente, da sua empresa.

Quanto mais rápida e assertiva for a qualificação do lead, menos tempo e dinheiro você vai perder tentando vender algo que não serve para aquele cliente no momento.

Neste artigo, fizemos um resumo das técnicas que podem ser aplicadas para melhorar sua prospecção de clientes. O que mais você indicaria como indispensável nessa etapa da venda? Conte pra gente!

Um abraço e até a próxima semana

Até breve!

Forte abraço!