Tecnologia não substitui os cuidados básicos nas pulverizações

A saca de cereais no Brasil a um preço jamais visto, insumos com valores cada vez mais altos, e produtores investindo pesado em tecnologia. A realidade é que a agricultura vem se desenvolvendo exponencialmente e aos poucos deixando de ser uma simples atividade braçal do campo para uma atividade empresarial, onde quem sabe dosar corretamente o manejo, investimento e infraestrutura não para de crescer.

O mercado de tecnologias para agricultura está aquecido e especialmente quando falamos de pulverização é notável como tem surgido diversificação em insumos, hardwares e softwares para otimizar tecnicamente e minimizar o impacto nas aplicações agrícolas.

Com as crescentes opções do mercado, as tomadas de decisões ficam mais desafiadores. As recomendações às quais o técnico fica exposto se tornam cada vez mais complexas e necessitam de mais pontos de atenção. Com as constantes mudanças nos sistemas, muitas vezes, os técnicos não conseguem se aprofundar em determinados assuntos, como por exemplo, o dimensionamento de pontas de pulverização para a atividade agrícola.

Através da AGROFLUX, uma empresa de tecnologia de aplicação, voltada ao desenvolvimento de hardwares e softwares para manutenção de pulverizadores, tem se notado que há muito a se fazer para levar conhecimento a todos. Produtores, técnicos, consultores e pesquisadores muitas vezes desconhecem que no cotidiano usar pontas mal dimensionadas é sinal de prejuízo e de custos desnecessários.

Os critérios de escolha de pontas de pulverização devem ser avaliados, porque muitos usuários não reconhecem esse tipo de necessidade ou evitam aprofundar-se no assunto, devido à complexidade. Já que para esse cálculo, muitos utilizam fórmulas matemáticas, baseadas nas informações do fabricante e nas condições de uso nas pulverizações.

Muitas vezes são realizados investimentos altos em máquinas, softwares e insumos para se obter o melhor custo benefício e isso acaba não sendo proporcional ao conhecimento técnico, impactando em custos adicionais, baixa eficiência operacional da pulverização, e até da produtividade, por falta de equilíbrio entre uma recomendação técnica e a tecnologia embarcada.

À medida que esse mercado tecnológico vai avançando vai havendo também a necessidade de segmentação mais intensiva dos setores devido à complexidade da atividade, como por exemplo, uso de drones, a manutenção de pulverizadores, recomendação de produtos, mapas de pulverização, agricultura de precisão, etc.

O valor das commodities viabiliza as atividades, mas é importante atentar para os cuidados básicos no uso da tecnologia de aplicação, não é saudável basear-se somente no lucro, pois o produtor recebe o valor que o mercado paga pela saca, e negligenciar o cuidado com a eficiência do uso dos recursos disponíveis representa gastos desnecessários e menor aproveitamento do potencial produtivo da cultura.