Use a comunicação não verbal a seu favor

Depois de abordarmos, nos últimos textos, sobre a importância da comunicação nas empresas e como podemos melhorar nossas habilidades nessa área, hoje vamos nos ater à comunicação não verbal, isto é, a comunicação que acontece sem o uso de palavras faladas ou escritas.

Pesquisas indicam que apenas 7% da comunicação está relacionada ao que você diz. O restante, 93%, está ligada à linguagem corporal e ao tom de voz, ou seja, à sua comunicação não-verbal. Por isso, entender melhor essa linguagem é fundamental.

Afinal, o que faz parte da comunicação não verbal?

Em resumo, a comunicação não verbal é evidenciada pelo seu comportamento aparente – olhares, gestos, toques, posturas, expressões faciais – bem como pelo seu aspecto físico – o que inclui suas roupas, acessórios, entre outros.

Por que é importante levar isso em consideração?

Assim como na vida pessoal, no ambiente de trabalho o uso correto da comunicação não verbal faz uma grande diferença. A forma como você escuta, olha e reage às situações do dia a dia dizem muito sobre você como líder ou liderado.

Todos nós fazemos interpretações dos sinais ao nosso redor e ninguém quer ser mal entendido ou causar uma má impressão por não saber a forma mais correta ou adequada de se expressar. Por essa razão, é preciso estar atento para transmitir a mensagem certa e perceber a reação dos outros.

Conheça os principais erros na comunicação não verbal

– Aperto de mão muito fraco ou muito forte;

– Não fazer contato visual;

– Não sorrir;

– Demonstrar inquietação;

– Cruzar os braços;

– Mexer muito no celular;

– Manter as mãos no bolso;

– Não gesticular;

– Sentar à beira da cadeira ou estirado etc.

Os erros acima se aplicam a diversas situações, seja em meio a uma reunião, quando você está aguardando ou conhecendo alguém, por exemplo. Cabe a você ficar atento para não cometê-los.

Como usar a comunicação verbal a seu favor

– Cuide a postura: ombros curvados e braços fechados demonstram barreira e desânimo;

– Controle a tonalidade de voz: mantenha um tom de voz padrão para evitar conflitos e mal entendidos;

– Mantenha o contato visual: isso é importante para criar uma conexão com seu receptor e gerar confiança;

– Evite uma cara fechada: mesmo que você esteja apenas mais pensativo, cuide para não se demonstrar chateado ou zangado;

– Cuide da vestimenta: use do bom senso para escolher as roupas e acessórios de acordo com a ocasião;

– Ouça e observe: perceba os sinais emitidos pela comunicação não verbal das outras pessoas também.

Após essas informações, ficou mais claro para você o que é a comunicação não verbal?

Ficamos contentes em finalizar o mês de setembro com esse conteúdo tão importante para qualquer profissional – a comunicação.

Até breve!

Forte abraço!