Você sabe o que é o custo de aquisição de clientes?

Passamos os últimos meses trazendo dicas valiosas pra você aprimorar suas técnicas de venda e, agora, queremos saber:

O conteúdo apresentado fez sentido para você?

Conseguiu aplicar no seu dia a dia?

Alcançou maiores resultados a partir do que abordamos por aqui?

Acreditamos que todo esse processo foi muito enriquecedor para quem conseguiu colocá-lo em prática, mas, ainda não acabou.

Isso mesmo: Ainda temos uma etapa muito importante para abordar – o pós-venda.

E, para falarmos sobre isso, iniciamos com um assunto recorrente na área de vendas – o custo de aquisição do cliente (ou, simplesmente, CAC).

Afinal de contas, se você passou por todo o processo e efetivou a venda do seu produto ou serviço, é imprescindível que você saiba o que é e como calcular esse custo, para avaliar se você está tendo lucro ou quais estratégias pode adotar para diminuir esse valor investido.

O que é o CAC?

Em poucas palavras, é o investimento que você precisou realizar, tanto em marketing quanto nos esforços de venda, para conquistar um novo cliente, dentro de um período específico.

Digamos que você tenha investido, por exemplo, R$ 5 mil, a longo do mês, e tenha conquistado 10 clientes. Nesse caso, seu CAC é de R$ 500.

Como faço para calcular o CAC?

Para começar, você precisa identificar todos os gastos que teve para conquistar novos clientes no período de um mês (ou outro período que você definir). Por exemplo: custos com salários, viagens, anúncios pagos, investimentos em softwares, ferramentas de trabalho, ligações telefônicas etc.

Em seguida, mapeie todos os novos clientes obtidos dentro do período analisado. Após somar todos os investimentos, divida pelo número de clientes. O resultado será o seu CAC.

Por que é importante ter conhecimento desses números?

Com essas informações em mãos, você saberá se o seu negócio está saudável ou não. Poderá fazer comparativos para analisar se o valor investido está coerente, avaliar o retorno que cada cliente traz para a sua empresa em longo prazo e, principalmente, mensurar se sua estratégia está sendo válida ou não.

Aderir a técnicas de pós-venda, nesse sentido, é uma forma de diminuir o CAC e aumentar a vida útil do cliente junto ao seu negócio, possibilitando que, com o passar do tempo, esse custo se torne cada vez menor.

Então, vamos aprender mais sobre o pós-venda e como se utilizar dele para incrementar seus resultados? Fique ligado no conteúdo das próximas semanas.

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

Até breve!

Forte abraço!