17 de maio de 2022

Ação aeroagrícola marcará Dia Internacional da Abelha em SP

Iniciativa da ONG Bee or not to be. em parceria com a Garcia Aviação Agrícola e coordenada pela Agência 6P terá avião “vestido” de Abelha na sexta-feira, em Ribeirão Preto

Uma ação em parceria entre a empresa Garcia Aviação Agrícola e a ONG Bee or not to be marcará, na próxima sexta-feira (20), o Dia Mundial das Abelhas. O empresário e piloto José Paulo Garcia vai decolar de sua base, em Ribeirão Preto, com um avião Air Tractor modelo AT 402-B caracterizado como uma abelha gigante. A ideia é fazer uma “aplicação” em toda a região da consciência sobre a importância das boas práticas agrícolas para a preservação dos polinizadores.

Conforme Garcia (que atua há mais de 40 anos na aviação agrícola), o trabalho da empresa e das usinas sucroenergéticas da região abrange desde o mapeamento de todas as colmeias existentes junto às lavouras até a alternância entre o uso de produtos químicos e biológicos no trato das plantações. Além da integração entre o uso de aviões drones e equipamentos terrestres. “Na nossa empresa, metade das aplicações são de produtos químicos e os outros 50% de biológicos”, destaca o empresário.

A iniciativa do voo “caracterizado” para marcar a data foi da própria ong Bee or not to be, com o apoio ainda da agência 6P. A programação começa às 9 horas, com um café da manhã na base da Garcia Aviação Agrícola (Aeródromo Santa Lydia – no quilômetro 4 da Rodovia Mário Donegá (estrada entre Ribeirão Preto e Dumont). Logo em seguida, o AT-402 B “Abelha” fará um voo por todas as áreas agrícolas da região, chamando a atenção para a data. O aparelho deverá receber nesta quarta-feira (18) os adesivos caracterização de abelha.

ABELHÃO: AT-402-B deverá receber nesta quarta-feira os adesivos caracterização de abelha (como no esquema acima) para o evento de sexta

BOAS PRÁTICAS

As práticas amigáveis às abelhas são uma realidade cada vez mais presente nas usinas sucroenergéticas do interior paulista (onde está a maior produção e cana-de-açúcar do País). A exemplo do Grupo Pedra, de Serrana e que abrange três usinas na região, e o Grupo Balbo, de Sertãozinho – que abrange outras três usinas e tem também uma marca de produtos alimentícios orgânicos.

Além disso, a proteção das abelhas integra também a agenda do Sindag, com o apoio a iniciativas como o movimento Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), e a campanha AgroCooperação – Uma consciência, inúmeros benefícios, do governo do Estado do Mato Grosso do Sul, além de cases de boa convivência entre as atividades – a exemplo das áreas de produção de soja na Fronteira Oeste gaúcha. A entidade aeroagrícola também tem o tema permeando praticamente todos os projetos de melhoria contínua do setor, desde a pós-graduação MBA em Gestão Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola até as Academias de Segurança e de Tecnologia de Aplicação Aérea.