25 de janeiro de 2021

Anac coloca no ar novo site

Plataforma ainda está sendo aperfeiçoada, mas já facilita acesso a serviços, a estatísticas dos 2002 pilotos agrícolas e a dados das 230 empresas do setor

A aviação agrícola brasileira tem atualmente tem 2002 pilotos agrícolas – 1.984 de avião (PAGA) e 18 de helicópteros (PAGH). Além disso, há oficialmente no Brasil oito mulheres com licença válida de piloto agrícola (todas de avião). Esses são algumas estatísticas que ficaram mais claras no novo site da Agência Nacional de Aviação civil (Anac), que entrou no ar nesta segunda-feira (25). Com isso, a Anac passa a seguir os padrões dos canais digitais do governo federal – conforme o Decreto nº 9756, de 11 de abril de 2019.

Na prática, segundo a Agência, a página inicial do site passa a dar grande foco para notícias, mantendo banners rotativos e assuntos de destaque. O processo abrangeu ainda a reformulação do próprio conteúdo, que passou por uma revisão e adequação do texto, além da reformulação do mapa do site. Como alguns caminhos ainda estão sendo conectados na plataforma e pode haver dificuldade em algumas buscas, ainda é possível acessar a versão antiga do site.

INFORMAÇÕES

Ainda sobre os pilotos agrícolas, os dados mostram também que os dois mais jovens profissionais têm 21 anos de idade e os dois mais velhos 78. Além disso, as faixas etárias que concentram mais pilotos em atividade estão entre os 28 e os 42 anos – totalizando 1.124 profissionais (56,14%).

Também ficaram mais ágeis consultas a outras informações, como os dados das 230 empresas de aviação agrícola registradas no órgão. Já em outros casos, como na busca de dados sobre a frota aeroagrícola, ainda é preciso fazer a análise a partir dos dados de tipos de aeronaves e outras informações complementares.