13 de fevereiro de 2024

Colômbia recebe ajuda do Brasil para combate aéreo a incêndios

Além de equipamentos modulares daqui e Peru para transformar aeronaves de carga em aviões tanque, País também deve contar com três aviões Air Tractor de sua Polícia Nacional  

O Brasil emprestou à Colômbia o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, na sigla em inglês) da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação faz parte do apoio do País ao vizinho amazônico para enfrentar incêndios que já devastaram 18 mil hectares de florestas colombianas, desde novembro. O equipamento foi transportado da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, até a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, por uma aeronave KC-390 Millenium da FAB.

No Rio, o equipamento foi instalado em um avião Hércules C-130 da Força Aérea Colombiana (FAC). O MAFFS II tem capacidade para 12 mil litros de água ou retardante e projeta carga contra chamas pela porta lateral na fuselagem – permitindo manter o interior da aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer sua performance. O sistema já havia sido usado no Brasil contra incêndios na Amazônia e a FAB também o havia utilizado em 2023, contra incêndios no Chile.

EMBARCADO: a FAB emprestou ao país vizinho seu sistema modular que transformar um avião de carga em uma aeronave com capacidade de lançar sobre as chamas 12 mil litros de águia ou retardante

AIR TRACTOR

Além disso, o governo colombiano espera poder contar nos próximos dias com três aeronaves agrícolas Air Tractor AT-802 da Polícia Nacional – que eram usadas para aplicações contra lavouras ilegais de coca e agora servem ao combate a incêndios. Mais a ajuda do governo do Peru, que também enviou ao país vizinho um sistema de combate a incêndios para se instalado em outro Hércules da FAC.

Paralelamente, o assunto pega fogo no Congresso Nacional colombiano. Onde o debate é sobre  a acusação e que 40% das aeronaves da FAC estariam fora de serviço. O que teria deixado na mão boa parte dos bombeiros e socorristas do País – que não puderam chegar aos locais dos incêndios.

AGRÍCOLA: aeronaves AT-802 da Polícia Nacional também devem entrar no combate às chamas no País

Comments

wonderful comments!