19 de novembro de 2020

Comitê Mercosul repassa ações deste ano e propostas para 2021

Reunião entre entidades aeroagrícolas do Brasil, Argentina e Uruguai teve troca de informações sobre cenários aeroagrícolas nos três países e traçou ações conjuntas

O projeto Congresso Web Sempre, do Sindag, ganhará uma versão de amplitude internacional, incluindo o mercado aeroagrícola dos vizinhos de língua espanhola. Além disso, a Revista Flapinho também está recebendo uma versão abrangendo Mercosul. Assim como as entidades aeroagrícolas do Brasil, Argentina e Uruguai já lançaram um vídeo institucional feito em conjunto entre o Sindag, a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca) e a Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa). Esses foram temas de destaque na videoconferência do Comitê Mercosul de Aviação Agrícola, ocorrido na terça-feira (17).

A reunião ordinária teve a participação do presidente do Sindag e atual presidente do Comitê Mercosul, Thiago Magalhães; do diretor-executivo da entidade brasileira, Gabriel Colle, além de seu secretário executivo, Júnior Oliveira, e do assessor de imprensa, Castor Becker Júnior. Já a Fearca foi representada pelo diretor Danilo Cravero e pela gerente de Comunicação, Nerina Diaz Carballo. A Anepa esteve no encontro com presidente Júlio Placeres e com o secretário Nestor Santos.

Os dirigentes aeroagrícolas do Mercosul também alinhavaram a agenda comum para 2021, que deve ser afinada no próximo encontro do Comitê, marcado para janeiro. O destaque para o ano que vem é o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola, que será dentro da programação do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, entre 20 e 22 de julho, em Sertãozinho, São Paulo. Daí também a proposta dos eventos virtuais mensais até lá, movimentando e divulgando o encontro aeroagrícola e valorizando seus apoiadores.

AÇÕES E CENÁRIOS

Os cenários do setor aeroagrícola no Mercosul e as ações institucionais das entidades e suas associadas em cada país também foram discutidas pelos dirigentes. Como sempre, o principal tema comum entre as entidades do Comitê foi a divulgação das ações de boas práticas nas atividades aeroagrícolas, focadas na reputação de segurança e importância do setor para cada país.

Outra agenda comum que movimentou o mercado aeroagrícola nos últimos meses foram a crise dos gafanhotos (que teve seu auge em julho) e o combate aéreo a incêndios em reservas naturais na Argentina e Brasil. Com o Uruguai sofrendo ainda uma grave seca que está reduzindo muito o trato aéreo de lavouras, que estão sendo tardias ou com área reduzida.

O Sindag ainda apresentou o relatório amplo de atividades do setor no Brasil, com destaque para as Academias de Segurança e de Tecnologias, as edições do Sindag na Estada e outras atividades.

wonderful comments!