26 de março de 2024

Desafios do setor, mosquitos e Congresso AvAg em entrevista

Gabriel Colle conversou com o jornalista Nestor Tipa Júnior, no quadro Agropauta da AgroEffective, abordando também o crescimento e importância da aviação agrícola para o País

Os desafios e avanços da aviação agrícola no Brasil estiveram em destaque na entrevista do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, ao Agropauta, do canal AgroEffective, nessa segunda-feira (25). Na conversa com o jornalista Nestor Tipa Júnior, o dirigente destacou o crescimento da aviação agrícola no país – com a entrada no mercado de 149 aviões novos em 2023. Provocado pela tecnologia e eficiência do setor e no rastro também de uma mudança climática que resulta em janelas cada vez mais curtas de aplicações.

Assista a íntegra da entrevista no final do texto

Além do crescimento da aviação (aeronaves tripuladas e drones) também nas operações de adubação e (no caso dos aviões) seu emprego no combate a incêndios em vegetação. “Com os produtores entendendo cada vez mais que a aviação agrícola é uma ferramenta que se torna barata (no comparativo com os equipamentos terrestres), ao se avaliar os custos de produção”, reiterou Colle.

O bate-papo entrou também na questão do combate a mosquitos, onde o setor vem se esforçando para mostrar sua capacidade de ajudar a Saúde Pública. “O que já é atribuição legal da aviação, mas ainda com o desafio do entendimento errôneo do Ministério da Agricultura.” Ao passo que, na outra ponta, Municípios que sofrem com casos crescentes de dengue já fazem valer a prerrogativa de autoridade local de Saúde para testar o uso de drone. Tendo-se ainda os exemplos da vizinha Argentina, dos Estados Unidos e até da Europa, onde as estratégias de saúde pública incluem também o uso de aeronaves tripuladas contra vetores.

Por último, a entrevista de Colle para Tipa deu uma pincelada nas expectativas do Congresso Nacional da Aviação Agrícola (Congresso AvAg) 2024. A “Copa do Mundo” da aviação agrícola, conforme brincou o jornalista, que ocorrerá de 20 a 22 de agosto, no Mato Grosso e com abrangência internacional. Isso porque incluirá também o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola. No Estado onde a aviação agrícola mais cresce e que tem atualmente a maior frota do País.

Confira abaixo a íntegra da entrevista:

Comments

wonderful comments!