3 de novembro de 2022

DRONES: Pyka tem sinal verde para voos aeroagrícolas noturnos na Costa Rica

Parceira da brasileira Embraer agora deve buscar certificação complementar para seu modelo Pelican também nos EUA e restante da América Latina

A norte-americana Pyka, com sede em Oakland, no Estado da Califórnia, anunciou na última quinta-feira (27) a conquista da certificação para voo de aplicações noturnas para seu drone Pelican. Segundo a empresa, esta seria a primeira certificação aeroagrícola desse tipo na história. O aparelho já voava desde o ano passado no país da América Central, em operações diurnas no trato de lavouras de bananas.

Confira o vídeo no final do texto

Agora podendo voar à noite, as operações com o Pyka terão ampliadas de cinco para 10 horas por dia a janela de condições climáticas ideais para as aplicações de defensivos. Segundo a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) costa-riquenha (equivalente à Anac no Brasil), a autorização considerou o histórico de operações bem-sucedidas do modelo no País (até então no trato diurno).

APLICAÇÕES: O Pelican já voava desde 2021 no trato de lavouras de bananas no país – foto: Pyka/divulgação

A entidade reguladora também avaliou a capacidade de operações noturnas da plataforma de voo do drone e seu sistema de iluminação. Ele utiliza mapeamento aéreo 3D, com planejamento dinâmico de voo para desviar de obstáculos. O Pelican existe desde 2020 e tem um histórico total de mais de 3 mil missões no trato de lavouras.

O modelo é praticamente um avião autônomo, com 6,1 metros de comprimento e 11,6 metros de envergadura, conseguindo uma faixa de aplicação de 10 metros, equipado com atomizadores elétricos. O aparelho pesa pouco mais de 280 quilos e tem capacidade para 317 litros de calda ou 317 quilos de sólido. Ele precisa de uma pista de 138 metros e cobre 52,6 hectares por hora, impulsionado por três motores elétricos de 25 quilowatts (kW) cada, com baterias redundantes triplas. Porém, com capacidade para 30 minutos de voo (mais 10 minutos de reserva) cada jogo.

BRASIL

Com o sucesso na Costa Rica, a startup californiana deverá buscar a certificação complementar também nos Estados Unidos e no restante da América Latina. Nesse caso, vale lembrar que desde setembro de 2021 a Pyka é parceria da fabricante brasileira de aviões Embraeratravés da Embraer X, o braço de inovação da empresa

Em suas parcerias, a Embraer entra com seus mais de de 50 anos de experiência em desenvolver, certificar, fabricar, comercializar aeronaves e oferecer serviços pós-venda. Por outro lado, o foco da subsidiária Embraer X é justamente estruturar novos negócios de alto retorno para expandir o mercado global da empresas, além de combinar agilidade e acelerar a adaptabilidade a novas tendências de mercado.

Em vista disso, em setembro Embraer anunciou também um acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, situada em São Carlos, no interior paulista. Classificada como a 14ª maior empresa de drones civis do mundo (e a maior do Brasil)  pela consultoria Drone Industry Insights, a Xmobots tem atuação consolidada na venda de equipamentos e serviços para agricultura, geotecnologias e segurança, além de desenvolver novos projetos de setor logístico e de mobilidade.

Falando em desenvolvimento de tecnologias, vale lembrar que além do segmento de aeronaves sem piloto embarcado, a fabricante do avião agrícola Ipanema (que representa 55% da frota aeroagrícola nacional em sete gerações do modelo) também realiza pesquisa focada em aviões elétricos. E aí uma curiosidade: o modelo Ipanema foi justamente o escolhido pela Embraer como plataforma de demonstração e testes nesse sentido. Nem tanto de olho já em um modelo agrícola, mas pelo fato do espaço destinado ao hopper ter sido o ideal para colocar as baterias do protótipo (ainda muito pesadas) no centro de gravidade da aeronave.

Confira abaixo o vídeo promocional da Pyka sobre a certificação para operações noturnas :