26 de março de 2021

EUA: Salt Lake City lança consulta para uso da Força Aérea em operações antimosquitos

Moradores têm até quarta-feira (31) para se manifestar sobre ideia se utilizar o programa de parceria cívico-militar do Departamento de Defesa do país

O Departamento de Controle de Mosquitos de Salt Lake City, no estado norte-americano de Utah, lançou neste mês uma consulta pública sobre o uso da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) em um novo plano para o controle de vetores na cidade. Além de alternar a contratação de empresas de aviação com o uso (gratuito) da força federal, a ideia é levar para a cidade o programa de Treinamento de Prontidão Inovadora (IRT, na sigla em inglês).

O IRT é uma iniciativa do Departamento de Defesa do país, com foco na troca de informações e expertise entre militares e organizações civis para operações que envolvem logística, segurança, apoio médico e de engenharia e pulverizações aéreas. Neste caso, evolvendo o voo baixo e em áreas de obstáculos, medidas de segurança ambientais e pessoais quanto a produtos e outros aspectos da operação.

O uso de aeronaves no controle local de mosquito ocorre quase todos os anos, em operações noturnas com larvicidas e inseticidas em áreas fora da zona urbana – especificamente em zonas úmidas a oeste e norte do Aeroporto Internacional de Salt Lake City. Segundo o entomologista e diretor-executivo do Departamento de Controle de Mosquitos, Ary Faraji – em uma matéria do canal ABC 4, as aplicações aéreas ocorrem quando o nível da infestação de mosquitos ultrapassa a capacidade de outros métodos de controle – o que é medido por cerca de 40 armadilhas de insetos distribuídas pela cidade.

No caso da Força Aérea, a missão ficaria a cargo da 910ª Airlift Wing, pertencente à Base da Reserva Aérea em Youngstown, no Estado de Ohio. Esta é a unidade da USAF encarregada de pulverizações contra mosquitos em áreas de desastres naturais, como enchentes, furações ou tornados – onde o foco é evitar que a proliferação e doenças castigue ainda mais as populações e sobrecarregue a ajuda humanitária.

A 910ª Airlift Wing também atua em um programa IRT no Estado de Utah para aplicação de herbicidas contra a cheatgrass. Neste caso, uma espécie de capim originário da Europa e que se tornou espécie invasora que infestou áreas naturais do Estado, potencializando os incêndios florestais.

A 910ª Airlift Wing utiliza aeronaves Hércules C-130 em missões de pulverização contra mosquitos tanto no país quanto em missões de ajuda internacional – foto: USAF