8 de novembro de 2023

Faesc anuncia apoio a PL de valorização da aviação agrícola em Santa Catarina

Anúncio da entidade veio apenas um dia depois da publicação no Diário da Assembleia da proposta do deputado José Milton Scheffer (PP)

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) anunciou nesta terça-feira (7) o apoio ao Projeto de Lei (PL) 422/23, que declara a aviação agrícola como atividade de “relevante interesse público e econômico no Estado”. De autoria do deputado José Milton Scheffer (PP), o texto da proposta havia sido publicado na segunda-feira, no Diário Oficial da Assembleia Legislativa catarinense. O projeto abrange tanto a aviação tripulada quanto os drones agrícolas e agora tramita na Comissão de Constituição e Justiça da casa.

Para o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo,  ao proporcionar um ambiente favorável para o crescimento do setor aeroagrícola no Estado, o projeto deve estimular  também o investimento em tecnologia, a capacitação de profissionais, a criação de postos de trabalho, além de contribuir para o desenvolvimento econômico das regiões.

Além disso, segundo o dirigente, as ferramentas aéreas desempenham papel crucial no apoio à agricultura catarinense, contribuindo para a produção de alimentos de qualidade, a sustentabilidade ambiental, a redução de custos para os agricultores e o crescimento econômico do Estado. Em última instância desenvolvendo e incentivando práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis em Santa Catarina.

Além de considerar aviões e drones agrícolas fundamentais para eficiência
produtiva, abastecimento, segurança alimentar e proteção ambiental no Estado, o PL 422/23 também prevê a possibilidade de parcerias entre o Estado com entidades como o Sindag e o Ibravag. Neste caso, com foco em pesquisa, inovação e no próprio desenvolvimento de atividades como o trato de lavouras, combate a incêndios e outros empregos do setor.

RIO GRANDE DO SUL

O PL catarinense veio menos de um mês após uma lei semelhante começar a tramitar no Legislativo do Rio Grande do Sul. No território gaúcho o PL 442/23 tem a autoria do deputado Marcus Vinicius e foi subscrito par mais 23 parlamentares, tornando-se uma das propostas de maior apoio de largada na casa.

O texto de justificativa da proposta gaúcha lembra que a tecnologia aeroagrícola é fundamental para diversas culturas, especialmente o arroz, que tem 70% de seu trato dependente da aviação, assim como a soja (50%) e o milho (50%). Além da ferramenta ser essencial também para o trigo e até para as pastagens – influenciando positivamente também na pecuária.

Ao mesmo tempo em que, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), o Brasil desperdiça 26,3 milhões de toneladas de alimentos. E, deste total, cerca de 18% (em torno de 5 milhões de toneladas, são perdidas ainda no campo, devido à falta de conhecimento e tecnologias para o combate a pragas e doenças nas lavouras.