19 de fevereiro de 2021

GO: Governador e o chefe do Legislativo estadual visitam a base da Aerotex

Junto com outras autoridades ligadas ao agro no Estado, Caiado e Lissauer cumpriram agenda na Abertura da Colheita da Soja no Estado, ocorrida em Montividiu

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve nessa quinta-feira (18) na base da empresa Aerotex Aviação Agrícola em Montividiu. Caiado estava acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), além de uma comitiva de parlamentares e autoridades. O grupo almoçou na base da empresa aeroagrícola, depois de ter participado, pela manhã, da Abertura da Colheita da Soja no Estado. A solenidade ocorreu na Fazenda Brasilanda (Grupo Kompier).

Em uma conversa rápida com o empresário aeroagrícola Ruy Alberto (Beto) Textor, o governador reafirmou seu compromisso com o agro e reforçou também a importância da aviação agrícola para a economia goiana. Lissauer Vieira (que tem o Certificado nº 004 de Amigo da Aviação Agrícola, entregue pelo Sindag) também reforçou o papel do setor aeroagrícola na segurança alimentar e na economia do País.

Caiado estava acompanhado ainda do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), deputado federal José Mário Schreiner (DEM), do presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira; da Aprosoja Goiás, Adriano Barzotto, e diversas outras autoridades.

Textor (de macacão) entre Lissauer (dir) e Caiado, com Barzotto (apontando), da Aprosoja/GO, e o deputado Schreiner (Faeg) no canto esquerdo.

PRODUTIVIDADE
Na safra 2019/2020, Goiás se destacou como o terceiro maior produtor de soja no Brasil, atrás de Mato Grosso e Paraná. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no início de fevereiro, o Estado deve colher mais de 13,4 milhões de toneladas de soja na safra 2020/2021, expectativa de novo recorde de produção e de crescimento de 1,9% em relação ao ciclo anterior.

O Estado possui a quarta maior frota aeroagrícola do País, com 277 aeronaves agrícolas, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – dados divulgados no ano passado pelo Sindag. O setor, aliás, é diretamente responsável pela alta produtividade da soja. Grão que foi o responsável por 51,8% das exportações do agro em Goiás no ano passado, somando US$ 3,30 bilhões.