4 de janeiro de 2018

Ministro apresentará na Alemanha dados da Nasa confirmando estudo da Embrapa sobre preservação ambiental no campo

Ministro apresentará na Alemanha dados da Nasa confirmando estudo da Embrapa sobre preservação ambiental no campo

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) confirmou dados da Embrapa sobre a ocupação agrícola no território brasileiro. Com uma pequena diferença: a agência de pesquisa brasileira calculou em 2016 que a área ocupada com agricultura era de 7,8% do território nacional (65.913.738 hectares). Enquanto a Nasa, segundo números de novembro de 2017, chegou a um total 0,2% menor: 63.994.479 hectares. Os dados serão apresentados pelo ministro Blairo Maggi no Fórum Global para Alimentação e Agricultura, que ocorre em Berlim, na Alemanha de 18 a 20 de janeiro. Será durante a Semana Verde Internacional.

Blairo foi convidado para discursar na abertura do painel – Moldar o Futuro da produção animal de forma sustentável, responsável e produtiva. A intenção do ministro é rebater a falsa ideia recorrente na comunidade internacional de que os “agricultores brasileiros são desmatadores”.

O estudo da NASA demonstra que o Brasil protege e preserva a vegetação nativa em mais de 66% de seu território. Quanto à área ocupada pela agricultura, a pesquisa demonstrou, por exemplo, que a Dinamarca cultiva percentualmente dez vezes mais do que o Brasil, 76,8% de seu território com agricultura. Na mesma linha do comparativo, a Irlanda ocupa com agricultura 74,7% de seu território; os Países Baixos, 66,2%; o Reino Unido 63,9%, e a Alemanha 56,9%.

Segundo o chefe geral da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda, o trabalho conjunto da Nasa e do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) foi baseado em monitoramento por satélites. Durante duas décadas, a Terra foi vasculhada, detalhadamente, em imagens de alta definição por pesquisadores do Global Food Security Analysis, que comprovaram os dados antecipados pela Embrapa.

O estudo brasileiro ficou a cargo do Estudo do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa Territorial. O levantamento foi concluído no final de 2016 e apresentado no início do ano passado. Conforme seus dados, dos 850.280.588 hectares que compõem o território brasileiro, 11% são de áreas de vegetação nativa em propriedades rurais, como as de reserva legal (RL) e de proteção permanente (APPs); 17% são de vegetação nativa em unidades de conservação; 13% são de vegetação nativa em terras indígenas e 20% de vegetação nativa em terras devolutas, relevos e águas interiores. O que, pela Embrapa, totaliza 61% de vegetação nativa preservada em todo o território brasileiro.

Miranda lembra ainda que o produtor rural brasileiro trabalha com base em uma das mais rigorosas e restritivas leis ambientais do mundo.

Comments

wonderful comments!