24 de abril de 2024

RS: Estado adquire drones para estações experimentais do Irga

Entidade de pesquisa e desenvolvimento do setor orizícola gaúcho recebeu cinco aparelhos modelo Agras T20P e kits com baterias, tanques, geradores, misturadores e outros itens

A Divisão de Pesquisa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) recebeu na última semana cinco drones agrícolas novos. Os equipamentos foram adquiridos pelo Estado e entregues para as estações experimentais de Cachoeira do Sul, Uruguaiana, Camaquã, Santa Vitória do Palmar e Cachoeirinha. O investimento foi de R$ 688 mil e os drones são do modelo Agras T20P, da fabricante chinesa DJI. A compra incluiu ainda kits com e kits com baterias, tanques, geradores, misturadores e outros itens.

Os equipamentos serão utilizados nas aplicações de herbicidas e fungicidas, além fertilizantes e na semeadura de azevém e outra plantas de cobertura. O Agras T20P vem com tanques com capacidade de até 20 litros para pulverização de líquidos e até 25 quilos para dispersão de sólidos.

Segundo a fabricante, o modelo tem capacidade de cobrir 12 hectares por hora em aplicações sobre terreno agrícola e 2,6 hectares por hora em pomares. Podendo aplicar ainda uma tonelada de fertilizantes por hora. A licitação para a compra dos equipamentos foi por pregão eletrônico, realizado pelo Governo do Estado.

Fundado em 1940, o Irga é uma autarquia subordinada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, mas com independência administrativa, financeira e orçamentária. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola gaúcho, com a geração e da difusão de conhecimentos, informações e tecnologias, além de propor políticas de interesse do setor e dos consumidores.

CHEGADA: os cinco equipamentos e seus kits foram entregues na Estação do Irga em Cachoeira do Sul, de onde estão sendo enviados às outas unidades – foto: Irga/divulgação