27 de janeiro de 2022

RS: Usina de Etanol em Santiago deve operar a partir de outubro

Empreendimento pode diminuir preço do combustível na região central do Estado, pela diminuição dos custos com frete

O município de Santiago, situado na região central do Rio Grande do Sul, deve inaugurar em outubro sua usina de etanol. O empreendimento está a cargo da empresa CB Bioenergia, criada em 2018. A usina de iniciar suas operações com uma capacidade de produção e até 10 milhões de litros de biocombustível feito a partir de milho ou triticale – um grão originário do cruzamento entre o tricô e o centeio. Porém, o projeto prevê possibilidade de expansão para uma produção de até 80 milhões de litros anuais.

Segundo o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda, o Município está apostando na geração de pelo menos 50 empregos diretos quando a usina estiver em funcionamento. Além do fomento aos setores de logística, armazenamento, produção rural e até aviação agrícola. Ele inclusive já conversou sobre isso em duas visitas feitas, na sede do Sindag, ao diretor-executivo da entidade, Gabriel Colle – a última delas em 15 de dezembro.

No caso do setor aeroagrícola, a produção local poderia reduzir o custo de frete para as distribuidoras. O se refletiria na redução do valor no litro de etanol para as aeronaves a biocombustível. Além de aumentar a demanda do serviço em lavouras de grãos.

Além disso, a usina deve impulsionar também a pecuária, com a produção de inicial de 15 mil toneladas de DDGS. Ou seja, os resíduos da moagem dos grãos destilados, com aditivos para serem usados na alimentação de animais.

VISITAS: prefeito Tiago Lacerda (esq) esteve em duas oportunidades na sede do Sindag, conversando sobre o empreendimento com o diretor-executivo Gabriel Colle

wonderful comments!