14 de julho de 2024

Segurança e importância do setor demonstradas no Maranhão

Dia de campo aeroagrícola na 45ª Expoim reuniu em Imperatriz autoridades políticas, do agro e de órgãos reguladores, além de produtores rurais e imprensa em evento que teve demonstrações aéreas e palestras

Um evento esclarecedor. Assim foi o dia de campo sobre aviação agrícola, ocorrido na manhã da sexta-feira (12), na 45ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), no sudoeste do Maranhão. A movimentação, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, começou com demonstrações de aplicações aéreas (utilizando água) com helicóptero, avião e drone agrícolas e seguiu com as palestras do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, do professor aposentado da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Wellington Pereira Alencar de Carvalho – que é um dos coordenadores do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS)  e da chefe do Serviço de Inspeção e Fiscalização e Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura no Estado, Cláudia Sponholz Belmino.

A lista de autoridades teve ainda os presidentes da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho de Sousa, e Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Glen Maia. Estiveram presentes no evento também a presidente da Assembleia Legislativa maranhense, Iracema Vale (PSB) e do deputado estadual Roberto Costa (MDB). Além do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Maranhã (Aprosoja/MA), José Carlos Oliveira de Paula. Também marcaram presença o superintendente federal do Ministério da Agricultura no Maranhão, Welington Reis, o secretário estado da Agricultura e Pecuária do Maranhão, Flávio Viana, os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Rildo Amaral (PP) e Roberto Costa (MDB) e outras autoridades, produtores rurais e jornalistas.

SEGURANÇA E IMPORTÂNCIA

Entre as falas ao público, Oliveira explicou o que torna a aviação agrícola essencial para a produção de 9 milhões de toneladas de soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, mandioca e arroz no Estado. Mostrando, com dados  da economia local e do País, o quanto a falta da aviação agrícola no Maranhão impactaria na economia do Estado.

Oliveira também destacou a importância da produção brasileira de alimentos, biocombustíveis e fibras, em um cenário onde a própria Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) prevê a necessidade de um aumento de 60% na produção mundial de alimentos, para fazer frente a uma população de 9 bilhões de pessoas no planeta até 2050.

Já o professor Wellington Carvalho, que também coordenou as demonstrações aéreas, apresentou a tecnologia que garante a precisão da aviação agrícola, falando também sobre a capacitação técnica obrigatória para o pessoal que atua na atividade. Ele também abordou as pesquisas que envolvem a segurança das aplicações, apresentou a tecnologia embarcada e traçou um comparativo entre as ferramentas terrestres e aéreas, com dados que comprovam a maior eficiência da aviação.

Cláudia Belmino, por sua vez, apresentou ao público a regulamentação existente sobre a atividade aeroagrícola, com as normas tanto para aeronaves pilotadas quando drones. Nisso, ela explicou, por exemplo, a exigência dos relatórios de cada aplicação em campo, a obrigatoriedade do pátio de descontaminação para aeronaves e outras obrigações. Explicando também a fiscalização feita pelo órgão, entre outros pontos.

NÚMEROS: a palestra de Oliveir abordou frota, produtividade, desempenho de setor em comparação a outras ferramentas, importância das ferramentas aéreas para uma agricultura eficiente e sustentável

…além da representante do Ministério da Agricultura, Cláudia Belmino, e outras autoridades…

… do professor Wellington Carvalho…

…além da representante do Ministério da Agricultura, Cláudia Belmino, entre outras autoridades