26 de novembro de 2021

Setor aeroagrícola de olho em aprimorar mercado na Metade Sul gaúcha

Junto com os conselheiros Alan Poulsen (Ibravag) e Nelson Peña (Sindag), o diretor Gabriel Colle teve uma série de encontros com entidades de produtores e de pesquisa, além de empresários aeroagrícolas na região de Pelotas

O Sindag e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) devem iniciar pela Metade Sul gaúcha, em 2022, um circuito sobre boas práticas aeroagrícolas e toda a documentação que deve ser exigida das empresas aeroagrícolas para comprovar sua regularidade. Os encontros serão voltados a produtores rurais e cooperativas contratantes de serviços de aviação. Além disso, o Sindag e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) devem alinhavar até segunda-feira (29) um protocolo de intenções a ser submetido à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para a realização de cursos de aperfeiçoamento para aviação agrícola nas instalações da Embrapa Clima Temperado em Capão do Leão. Neste caso, com a estatal fornecendo especialistas e pesquisadores nas lavouras de arroz, soja e outras culturas para ajudar na melhoria contínua de pilotos, agrônomos e técnicos agrícolas que atuam nas empresas.

Conforme o secretário-executivo do Sindag, Gabriel Colle, a ação faz parte do esforço da entidade na valorização das empresas e garantia da eficiência e segurança das operações em campo. As duas iniciativas foram temas, na quarta-feira (24) de reunião com o presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e de encontros com técnicos na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. Colle estava acompanhado dos empresários e conselheiros do Ibravag, Alan Sejer Poulsen, e do Sindag, Nelson Peña.

Com Rechsteiner, os dirigentes aeroagrícolas também avaliaram a participação do setor na da 95ª Expofeira de Pelotas, ocorrida em outubro. Na Embrapa, eles aproveitaram para conferir os preparativos na Estação Terras Baixas (em Capão do Leão) como está o local onde vai ocorrer a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixa – de 16 a 18 de fevereiro do ano que vem. “Estaremos novamente no espaço das Vitrines Tecnológicas e nossa ideia é confirmar até o evento a parceria com de treinamento com a Embrapa”, destacou Colle.

EMPRESAS

Colle e Poulsen (que é sócio-gerente na Taim Aviação Agrícola) se encontraram ainda com representantes das empresas Mirim Aviação Agrícola, também de Pelotas, e Agrototal Aero Agrícola, de Arroio Grande. Na pauta, perspectivas do setor e desafios regionais. “Pouco a pouco estamos rodando o Brasil em encontros com as associadas, discutindo demandas do setor e o que podemos fazer em conjunto para superá-los”, finalizou o diretor do Sindag.

O Rio Grande do Sul tem a segunda maior frota aeroagrícola do País, tendo iniciado 421 aeronaves – segundo levantamento do Sindag junto aos registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nesse ranking, o Estado está atrás apenas do Mato Grosso (que tem 550 aeronaves) e à frente de São Paulo (333) Goiás (299) e outras 21 unidades da Federação onde essa tecnologia está presente. Além disso, com cerca de 2,4 mil aeronaves operando em lavouras, o Brasil tem a segunda maior frota mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente de ouras potências do setor como Argentina, México, Austrália, Canadá Uruguai e Nova Zelândia.

 

Poulsen, Rechsteiner e Colle no Sindicato Rural de Pelotas

 

Diretor do Sindag visitou também Estação Terras Baixas da Embrapa…

… e se reuniu com dirigentes e coordenadores da unidade Clima Temperado da estatal

Encontro com empresários aeroagrícolas da região encerrou a o roteiro em Pelotas

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