4 de outubro de 2022

Sindag e Mapa promovem live para esclarecer dúvidas sobre o Sipeagro

Operadores de aeronaves agrícolas convencionais ou de drones precisam se cadastrar até 31 de dezembro na plataforma, por onde também passarão enviar seus relatórios operacionais – sob pena de não poderem operar em 2023

Mais de 350 empresários aeroagrícolas, operadores privados (produtores ou cooperativas que têm suas próprias aeronaves ou drones), agrônomos, técnicos e outros profissionais do setor acompanharam a live sobre o cadastramento de operadores de aviação agrícola (aeronaves tripuladas e drones) e envio de relatórios operacionais via Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro). O encontro via web foi promovido na tarde de quinta-feira (dia 29) pelo Sindag, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além do passo a passo para registro no Sipeagro, apresentações abrangeram também…

 

O objetivo foi mostrar, de forma didática, um passo a passo sobre como navegar na plataforma do Sipeagro, esclarecendo as principais dificuldades apontadas pelos operadores no preenchimento das informações solicitadas pelo sistema. Enfatizando ainda dados e documentação cruciais (incluindo de instalações, aeronaves e qualificação do pessoal) para estar em dia com as obrigações da atividade.

O vídeo com a íntegra das apresentações (e as dúvidas esclarecidas) pode ser conferido no final do texto.

As apresentações ficaram a cargo da chefe da Divisão de Aviação Agrícola (DAA) do Mapa, Uéllen Lisoski Duarte Colatto, do fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura Lucas Fernandes de Souza, da servidora Eliene Carvalho (da Coordenação de Informática do Mapa) e da assessora em documentação Cléria Mossmann (da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola). A mediação foi do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira.

…o preenchimento dos relatórios (obrigatórios) das operações aeroagrícolas

 

Este foi o segundo encontro promovido pelo Sindag e o Ministério da Agricultura para orientar os operadores sobre a plataforma da aviação agrícola no Sipeagro.  O primeiro havia ocorrido em 25 de agosto, de forma presencial em Porto Alegre/RS. Agora, no entanto, reforçando e ampliando as orientações. Além do maior alcance e do número bem maior de dúvidas esclarecidas entre os participantes.

Outras informações sobe o registro de aeronaves convencionais e operadores de drones (com links para baixar os respectivos manuais de orientações) podem ser buscadas clicando AQUI

Lembrando que todos têm até 31 de dezembro para fazerem seu registro junto ao Sistema – sob pena de não poderem operar enquanto a situação não for regularizada.

 

Comments

wonderful comments!