30 de outubro de 2021

Sindag encabeça Câmara Temática de Defensivos em SP

Escolha de Thiago Magalhães para presidir o grupo ocorreu na última semana primeira missão é avaliar minuta de decreto para regulamentar nova lei estadual sobre defensivos

O presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, assumiu na última semana a coordenação da Câmara Setorial Temática dos Defensivos Agrícolas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A eleição de Magalhães para presidir o grupo ocorreu na terça-feira e o mandato é de dois anos. Ele tem ainda o apoio do secretário executivo do sindicato aeroagrícola na Câmara e a primeira missão está sendo a avaliação e elaboração de um parecer sobre a minuta do decreto que deve regulamentar a Lei Estadual 17.054, de maio de 2019 e que rege o comércio, transporte e aplicação de agrotóxicos e afins no Estado.

LÍDER: presidente do sindicato aeroagrícola foi escolhido em reunião no dia 26 para coordenar o grupo até 2023

A regra abrange ainda o armazenamento dos produtos e destinação das embalagens e a regulamentação será sobre os procedimentos administrativos, taxas e sanções previstas na lei. A ideia do governo do Estado é sancionar o decreto no próximo dia 16. Depois disso, a Câmara dos Defensivos volta a se reunir no dia 26, às 14h30, via web.

O objetivo das Câmaras Setoriais é apoiar a concepção, a formulação e a execução de políticas públicas para o fortalecimento da competitividade das cadeias produtivas do agronegócio paulista. Ao todo, são 36 grupos formados por dirigentes de entidades setoriais. Vinte e sete deles relacionados a produtos específicos do setor primário do Estado (algodão, leite e derivados, etanol, carnes e outros) e nove grupos voltados para serviços, temas ou áreas de conhecimento (defensivos, agricultura ecológica, insumos, turismo rural etc.). A ideia da iniciativa é também promover a tecnologia e fomentar processos produtivos mais eficazes, entre outras frentes de atuação.