26 de setembro de 2022

Sindag participa de audiência do MP em Piracicaba

Encontro debateu, na quarta-feira (21), medidas para garantir segurança nas aplicações aéreas e terrestres em lavouras no sudeste paulista, enfatizando também a necessidade de comunicação entre agricultores e apicultores

O Ministério Público de São Paulo (MP/SP) deve preparar um documento recomendando a realização de treinamentos sobre boas práticas e o uso correto de agrotóxicos para aplicadores e produtores rurais no sudeste paulista, além do fortalecimento do uso de ferramentas tecnológicas no trato de lavouras. Essa foi a principal definição da reunião da trabalho realizada na última semana, em Piracicaba. O encontro foi promovido pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Núcleo Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) do órgão, coordenada pelo promotor Ivan Carneiro Castanheiro (chefe do Gaema local) e onde o Sindag foi presentado pelo seu assessor jurídico, Ricardo Vollbrecht.

O objetivo da reunião foi avaliar os riscos das aplicações de defensivos e propor medidas de proteção, tendo em vista a eficiência na fiscalização e ações de educação junto aos profissionais do campo e produtores rurais. Aliás, apesar da aviação agrícola de ter sido inicialmente o principal foco do encontro, as discussões deixaram claro não só a importância do setor como a legislação já incidente sobre ela e a alta tecnologia embarcada nas aeronaves. Esclarecendo ainda os riscos inerentes também sobre as aplicações terrestres e a necessidade de aliar boas práticas no uso de defensivos à comunicação abrangente entre produtores rurais, apicultores e aplicadores.  

Para isso, o encontro teve a participação também de agentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de representantes representas da CropLife Brasil e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), além de apicultores, produtores rurais e lideranças comunitárias da região.

IMPORTÂNCIA DA AVIAÇÃO

“Ao abrir os trabalhos, promotor Ivan Carneiro Castanheiro (do Gaema de Piracicaba) reconheceu a importância da aviação agrícola”, relata Vollbrecht. Segundo o representante do Sindag no encontro, também ficou claro aos participantes a capacidade da tecnologia aeroagrícola em otimizar a aplicação de insumos (inclusive pela eficiência que diminui as chances de retrabalho). Ao mesmo tempo em que se ressaltou a importância de maior comunicação entre os órgãos reguladores, para se evitar sobreposição e assim se poder ampliar a fiscalização em campo.

Vollbrecht enfatizou as ações de capacitação de pessoal e melhoria contínua promovidas no setor aeroagrícola pelo Sindag e Ibravag. Inclusive em parceria com entidades como a CropLife e Sindiveg – representados no encontro, respectivamente, pelo gerente de Educação e Boas Práticas, Roberto Araújo, e pela advogada Lidia Cristina Jorge dos Santos. Ambos, aliás, aproveitaram para pontuar os cursos, workshops e ferramentas de boas práticas, além de ações para proteção de abelhas promovidos pelas entidades.

Ao passo que a diretora substituta do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo da Defesa Agropecuária de São Paulo, Ane Beatriz Camargo Veronez, enfatizou que o problema não é a ferramenta (aviação ou meios terrestres), mas quando o produto é mal aplicado. “Reforçamos que a solução está no diálogo. Quando todos se falam, sempre encontra a solução”, conclui Vollbrecht.

Setor aeroagrícola marcou presença na reunião coordenada pelo chefe do Gaema de Piracicaba, Ivan Carneiro Castanheiro..

… que contou também com representantes da indústria química, produtores e agentes fiscais…

…buscando ações que deverão apostar principalmente no diálogo e educação, aliadas a fiscalizações eficientes

 

 

Comments

wonderful comments!