10 de maio de 2021

Vendas do avião agrícola Ipanema aumentam 48% em 2021

Modelo da Embraer fechou abril com 37 encomendas, contra 25 aviões vendidos em todo o ano passado

A Embraer anunciou na última semana que a empresa fechou o primeiro quadrimestre deste ano com 37 aviões Ipanema vendidos. O volume representa 48% a mais do que toda a venda do modelo em 2020, que foi de 25 unidades. A maior parte (90%) dos aviões têm entrega prevista para o segundo semestre e, segundo a empresa, a disparada nas vendas acompanha uma tendência de alta verificada nos últimos anos.

A fabricante credita os números ao desempenho favorável do agronegócio brasileiro e às inovações tecnológicas incorporadas na aeronave, que está em sua sétima geração e conta com quase 1,5 mil unidades vendidas desde seu primeiro voo, em 1970. A empresa atualmente ocupa mais de 55% do mercado nacional, segundo último levantamento do Sindag sobre a frota aeroagrícola brasileira, realizado no início de 2021.

Introduzido no mercado em 2015, o modelo EMB-203 sai da fábrica movido a etanol. A exemplo de seu antecessor, o 202 A – lançado em 2004 e que foi o primeiro avião no mundo homologado de fábrica para uso do biocombustível. No ano passado, em comemoração aos 50 anos de seu primeiro voo, o Ipanema ganhou uma nova pintura, com as cores da bandeira brasileira.

BIOCOMBUSTÍVEL: Modelo 203 sai de fábrica com motor a etanol e ganhou novas cores pelos 50 anos do projeto, que está na sétima geração – Foto: Embraer/Divulgação