22 de outubro de 2023

Laudelino Bernardi dá nome ao Sítio Aeroportuário de Cachoeira do Sul

Fundador de uma das principais escolas formação de pilotos agrícolas do Brasil, empresário falecido em 2022, aos 81 anos, também já havia sido agraciado em 2014 com o título de cidadão da cidade e recebeu no ano passado um memorial no aeroporto cachoeirense

A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul/RS aprovou na última semana o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 55/23, que denomina Sítio Aeroportuário Laudelino Bernardi a área que abrange o Aeroporto Nero Moura e as estradas e acessos ao local entre o Distrito da Ferreira e a localidade do Passo D’Areia, ao norte da cidade. O projeto é, do vereador Augusto César Soares (PP).  Falecido em 3 de março de 2022, aos 81 anos, Bernardi construiu uma história que o tornou referência internacional na formação de pilotos agrícolas, além de uma ligação muito forte com o aeroclube local (além do Aeroclube de Santo Ângelo). Tanto que, em 2014, já havia recebido o título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul.

Neto de italiano e nascido em Tuparendi, no noroeste gaúcho, Bernardi foi músico profissional e formou-se em contabilidade e em Direito. Na década de 1960, ingressou no Banco do Brasil e, nos anos 70 ingressou na aviação civil. Tornou-se piloto, instrutor e, no final da década, formou-se piloto agrícola no Curso de Aviação Agrícola (Cavag) da antiga Fazenda Ipanema, em Sorocaba, no interior Paulista – que era a escola de formação mantida pelo Ministério da Agricultura até 1992.

Em 1979, Bernardi fundou a Aero Agrícola Santos Dumont, que em 1995 passou a atuar na formação de pilotos agrícolas e é hoje uma das principais escolas do País. Tanto que, em novembro do ano passado, comemorou a formatura de sua 100ª turma de pilotos agrícolas, atingindo a marca de 1.037 profissionais preparados pela casa. Com a emoção ficando por conta também a inauguração de um memorial ao patrono da escola, com uma estátua ao lado da hélice de um velho biplano Boeing Stearmann (que foi um dos primeiros modelos amplamente usados na aviação agrícola mundial).

A cerimônia, na ocasião, foi conduzida pelo diretor da Santos Dumont e filho de Laudelino, Pelópidas Bernardi. E teve a presença de representantes do Sindag e do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag)

Comments

wonderful comments!