10 de julho de 2024
Cachoeira do Sul se torna capital da formação de pilotos agrícolas
Lei estadual proposta no ano passado na AL, numa referência à trajetória da Aeroagrícola Santos Dumont, foi publicada nesta terça (9), no Diário Oficial do Estado
O Diário Oficial do Rio Grande do Sul publicou nesta terça-feira (9) a Lei Estadual nº 16.146/2024, declarando o Município de Cachoeira do Sul como Capital Estadual da Formação de Pilotos Agrícolas. A norma, assinada no dia anterior pelo governador Eduardo Leite, é oriunda do Projeto de Lei (PL) 497/23, do deputado estadual Cláudio Tatsch (PL),que tramitava na Assembleia Legislativa desde 23 de outubro.
Tatsch foi ao gabinete de Leite no Palácio Piratini na segunda-feira, para a assinatura da lei. Ele estava acompanhado pelo empresário Pelopidas Bernardi, da Aero Agrícola Santos Dumont, e a esposa deste, Roberta Bonamigo.
ESCOLA
O Projeto de Lei teve como justificativa o fato de Cachoeira do Sul estar intrinsecamente ligada à formação pilotos agrícolas. Justamente por causa da Santos Dumont, que já superou a marca 1 mil profissionais formados pelo seu Curso de Piloto Agrícola (Cavag), em mais de 100 turmas realizadas desde os anos 1990.
Isso praticamente na sequência do fechamento, pelo governo federal, do Cavag que era mantido pelo Ministério da Agricultura na antiga Fazenda Ipanema (então único curso no País). O local funcionou entre 1967 e 1991 no interior de Sorocaba – local hoje pertencente ao Município de Iperó. Desde então, a formação e pilotos passou a ser feitas pela iniciativa privada, com autorização federal.
Aliás, desde o ano passado, neste caso pela Lei Municipal 4.975, de 14 de novembro, a área que abrange o Aeroporto Nero Moura e as estradas e acessos ao local em Cacheira do Sul se chama Sítio Aeroportuário Laudelino Bernardi. Fruto de um projeto do vereador Augusto César Soares (PP) para homenagear o fundado da Santos Dumont e pai de Pelópidas, falecido em 3 de março de 2022, aos 81 anos.