22 de julho de 2024

Anac abre consulta para atualizar formação de pilotos agrícolas

Prazo vai até 16 de agosto e interessados podem enviar sugestões pelo portal Participa + Brasil, em tomada de subsídios que marca etapa inicial do processo

Segue até o dia 16 de agosto o prazo para sugerir melhorais no regramento e currículo para a formação de pilotos agrícolas no Brasil. Esse é o prazo da Tomada de Subsídios nº 2/SPL/2024, aberta neste mês pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A ideia do órgão é atualizar os requisitos para a formação de pilotos de aviões e helicópteros para o trabalho em lavouras e combate a incêndios em vegetação. Isso frente a um mercado com falta de mão de obra no segmento e ao mesmo tempo garantindo a segurança das operações.

Por conta disso, a pesquisa abrange, por exemplo, questões sobre a exigência de treinamentos recorrentes e uso de diferentes aeronaves. Além da operação com sistema de georreferenciamento com sinal diferencial (DGPS, que atualmente equipa a totalidade da frota nacional) e outras mudanças.

Segundo a Anac, tomada de subsídios marca a etapa inicial do processo. As sugestões devem ser enviadas pelo Portal Participa+Brasil (na seção Opine Aqui). Porém, para participar é preciso estar locado na plataforma gov.br .

Mais de 2,2 mil profissionais

A formação para os pilotos agrícolas exige atualmente, por exemplo, que o aluno tenha ao melhor 370 horas de voo e licença de piloto comercial para ingressar no curso. Tanto no aprendizado para o voo agrícola em avião quanto para helicóptero,  o aprendizado abrange atualmente segurança de voo, legislação ambiental, a legislação do Ministério da Agricultura de Pecuária (Mapa), manobras de voo, tecnologia de aplicação e outros temas.  

O Brasil possui a segunda maior frota aeroagrícola do planeta, com mais de 2,7 mil aeronaves. Conforme as estatísticas da Anac, atualmente há 2,2 mil pilotos agrícolas de avião (2.187 homens e 13 mulheres) e 21 pilotos agrícola de helicópteros (20 homens e uma mulher) no País. Além disso, a atividade aeroagrícola é regulada desde os anos 1960, quando surgiu a formação específica de pilotos para a atividade, além da própria legislação sobre a atividade (que já era considerada essencial para o País).  

FORMAÇÃO: Categoria é atualmente uma das mais tecnicamente exigidas, dentro da Aviação Civil no País – foto: Castor Becker Jr/C5 NewsPress

Comments

wonderful comments!