19 de março de 2021

Em reunião com Ministério da Infraestrutura, Sindag e Aopa discutem pendências na pauta com a Anac

Encontro virtual foi articulado pelo deputado Jerônimo Goergen e o presidente Tiago Magalhães reiterou gargalos na burocracia sobre o setor aeroagrícola

O presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, participou nessa quinta-feira (18) de uma reunião virtual com representantes do Ministério da Infraestrutura, para discutir diversas demandas do setor aeroagrícola em relação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O encontro foi articulado pelo deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas/RS) e contou com a presença do secretário executivo do Minfra, Marcelo Sampaio, além do titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro, e do diretor-presidente da Anac, Juliano Alcântara Noman.

O encontro via web teve a participação ainda do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, e do assessor parlamentar da entidade, Pietro Rubin. A discussão contou também com o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA Brasil), Humberto Branco, debatendo questões da aviação geral.

Magalhães reforçou ao secretário Sampaio e às autoridades da aviação civil a necessidade de maior celeridade em demandas que o Sindag vem discutindo há tempos com a Anac. E que, apesar de alguns avanços na pauta comum entre as entidades, diversas questões ainda precisam ser resolvidas para dar maior agilidade e racionalidade às operações do setor (sem afetar a segurança).

Segundo o dirigente aeroagrícola, a lista de pendências discutida no encontro abrange temas como digitalização de documentos obrigatórios, recheque de pilotos, examinador credenciado, certificação de peças e outras pendências. “Fizemos um resumo de 11 pontos mais urgentes, alguns deles comuns tanto ao Sindag quanto à Aopa”, ressalta Magalhães. A principal definição foi de que, em 30 dias, deve ser feita uma nova reunião entre os dirigentes da aviação e as autoridades federais, repassando o andamento dos temas e quem está cuidando de cada item dentro da Anac.

EXPECTATIVA

O deputado Jerônimo Goergen destacou que o foco foi tentar ajudar a destravar a burocracia, “que impede esses segmentos da aviação de crescer”. Sobre isso, o parlamentar comemorou a informação, ventilada no encontro, de que o governo federal deve editar uma Medida Provisória para implantar medidas previstas no Programa Voo Simples – lançado em outubro e que prevê uma série de ações até de 2021.

“Como relator da Lei da Liberdade Econômica, acredito que essa notícia traga bastante esperança e expectativa para esse setor fundamental ao desenvolvimento econômico do nosso País”, completou Goergen, que também preside a Frente Parlamentar dos Aeronautas.

Encontro virtual ocorreu na manhã dessa quinta-feira (18)