3 de dezembro de 2019
Thrush inicia translado para o Brasil do primeiro avião da nova fase da empresa
O Brasil é o destino da primeira aeronave Thrush saída da fábrica após a reestruturação da empresa em Albany, no estado norte-americano da Geórgia. O voo de translado começou nessa terça-feira (3) e a entrega do avião, um 510G (S2R-H80) será para um produtor rural do Estado da Bahia. O mercado aeroagrícola brasileiro é o segundo maior do mundo e a Thrush está voltando depois de um período de turbulência que teve um processo de recuperação judicial, demissão de funcionários (que agora foram readmitidos) e troca de lideranças e sócios.
Flashes de cada etapa do translado podem ser acompanhados na página da Thrush do Brasil no Facebook (clique AQUI para acessar)
Os novos planos da empresa foram anunciados em novembro, durante a convenção da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA), a AG Aviation Exp, ocorrida em Orlando, Flórida. O Sindag esteve presente na feira, representado pelo presidente Thiago Magalhães, o vice, Jorqe Toledo, e o diretor-executivo Gabriel Colle. Eles conversaram com o novo presidente e CEO da Thrush, Mark McDonald, e reforçaram a aproximação com a empresa, junto com o presidente da Thrush no Brasil, Jim Cable. “O contato foi muito positivo. Esperamos que eles venham forte para o Congresso no Brasil em julho do ano que vem”, destaca Colle – referindo-se ao Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola, em Sertãozinho/SP.
“Estaremos no evento brasileiro, com certeza”, garante Jim Cable. O representante da Thrush no País também conta que a empresa ainda pretende promover um encontro especial com seus clientes brasileiros para repassar pessoalmente informações de todo o processo de recuperação e seus novos planos. “Não fizemos ainda porque os operadores entraram em período de safra, mas vamos ajustar.”
FÔLEGO
Sobre as mudanças na sede nos Estados Unidos, a entrada de McDonald no comando geral da empresa, no início de novembro, marcou o início da terceira e última etapa do plano de recuperação da Thrush. O foco agora é aumentar as entregas e melhorar o suporte ao produto. Além disso a empresa que expandir a presença, especialmente nos Estados Unidos, no setor de combate a incêndios.
O trabalho para reerguer a Thrush começou a ser esboçado em 2018, quando a fabricante passou a apresentar os primeiros sintomas de que algo não ia bem. O próprio presidente da unidade no Brasil foi para os Estados Unidos ajudar no processo.
“A empresa tem fôlego de sobra, porque o produto é excelente e o mercado é bom”, destaca Cable, sublinhando o otimismo da empresa. Some-se a isso o fato dos indicadores brasileiros apontarem uma tendência de ascendente no crescimento de aeronaves turboélices no País. Isso porque estaria ocorrendo por aqui o fenômeno verificado a partir dos anos 80 nos Estados Unidos (maior mercado mundial do setor), onde os aviões turbos ultrapassaram a quantidade de aeronaves a pistão (hoje são 81% da frota). No Brasil, o segmento pulou de 7,27% para 16,64% entre 2011 e 2018.